Programação conta com diversas atividades gratuitas
De 4 a 10 de setembro acontece o 13º Fórum das Tradições Populares de Piracicaba, que recebe os fazedores e produtores da cultura popular tradicional de Piracicaba e rica em manifestações como o Cururu, Batuque de Umbigada, Festa do Divino Espírito Santo, Samba-lenço, Catira, Viola caipira, Congada do Divino, Capoeira, Carnaval de rua, entre outras. O Fórum contará com debates, oficinas e apresentações em torno das dificuldades enfrentadas por essas manifestações e de como podem conquistar espaços para preservar e difundir essas narrativas às novas gerações. A programação é gratuita.
O evento é uma realização do Coletivo Caboclo Matuto (núcleo ligado à Comissão Paulista de Folclore) e recebe o apoio do Instituto Curau, Sesc Piracicaba, Centro Cultural Martha Watts, Associação Pro-cultura, Casa do Hip Hop e Centro Cultural Faé.
Neste domingo, às 14h, no teatro do Sesc Piracicaba, acontece o primeiro encontro com a Irmandade de São Benedito, que relembrarão histórias e causas dessa centenária instituição da comunidade preta de Piracicaba. No dia 6, das 19h às 22h, e no dia 7, das 10h às 13h, terá o Encontro para redação da 2º Carta Aberta em Defesa das Tradições Populares com os fazedores e produtores da cultura, na Casa do Hip Hop.
A programação segue com a entrega da carta em sessão na Câmara Municipal, na quinta-feira (8), às 19h30. Já em 9 de setembro, às 20h, haverá a missa animada pela Pastoral Afro Brasileira e apresentação da Congada de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, no Centro Cultural Faé.
E por último, no Largo dos Pescadores, terá o espetáculo “Chão Encantado”, obra tradicional da região do Médio Tietê – onde brota e se mistura com a terra, o rio e a cultura caipira. Evento ocorre no dia 10, das 17h às 22h.
Fernanda Rizzi
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br
LEIA MAIS