Candidatos devem enviar seus microcontos até o último dia das inscrições
O 12º Concurso Microcontos de Humor 2022, que proporciona a oportunidade para escritores de todas as idades a contemplar novas formas de produção literária, está com as inscrições abertas até o dia 29 de setembro. Para se inscrever, o candidato deve ler o Regulamento do Concurso e enviar preenchida a ficha de inscrição (ambos disponíveis para download no site da Biblioteca: https://bityli.com/KCFwWul) para o e-mail: microcontos@piracicaba.sp.gov.br até o encerramento das inscrições. Mais informações: (19) 3433-3674.
O evento é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da (Semac) Secretaria Municipal de Ação Cultural, Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, e também faz parte da programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Os participantes deverão enviar um microconto de até 280 caracteres, incluindo toque no teclado, pontuação, espaçamento, troca de parágrafos e caráteres dos títulos. Para fazer a contagem, o site da Biblioteca disponibiliza três links para realizar a ação: https://bityli.com/KCFwWul). O microconto deve ser de autoria própria, estar em português e apresentar teor humorístico.
A Comissão Julgadora selecionará até 100 textos para compor a antologia do Concurso, que será disponibilizada para download gratuito no site da Biblioteca. Os três melhores microcontos receberão troféu e premiação: o 1º lugar receberá 800 reais, o 2º ganhará 500 reais e o 3º ficará com 300 reais.
O MICROCONTOS
Idealizado em 2011, por iniciativa da ex-diretora da Biblioteca Lucila Maria Calheiros Silvestre e do escritor Marcelino Freire, o concurso tem o objetivo de dar espaço para escritores e aspirantes, que foi potencializado pelo surgimento do Twitter – rede social que antigamente apenas disponibilizada 140 caracteres para a escrita nas publicações. Após entenderem essa modalidade de escrita restrita, o Microcontos se voltou para esse padrão, emprestando a ideia da rede.
Fernanda Rizzi
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br
LEIA MAIS