O que é melhor: Aeróbico antes do treino de força pode aumentar seu músculo?

Por Rogério Cardoso |
| Tempo de leitura: 2 min

Por Rogério Cardoso

Durante toda a minha vida de formado, este foi um dos temas de maior dúvida entre os praticantes de treinamento de força, ou de musculação. Principalmente entre os mais novos, ou sejam, aqueles abaixo dos 30 anos de idade!

O estudo publicado na Scientific Reports intitulado "High-intensity leg cycling alters the molecular response to resistance exercise in the arm muscles" mostrou que andar de bicicleta ou dar uma corridinha antes do seu treino de força pode ter um impacto muito positivo para o aumento de sua massa muscular. A combinação de exercícios de endurance com exercícios de força em um único treino podem te ajudar a ter melhor resposta.
Desde minha formação na UFRJ lá atrás, nos anos 2000, falava-se sobre como potencializar o aumento de massa magra. É aumentando a carga? É aumentando o número de repetições? Aeróbico antes ou depois? Questões que muitos estudos até o momento tentam responder e que você acha resposta para qualquer tipo de teoria!
Um relevante número de pesquisadores esclarecem que muitas mudanças moleculares e bioquímicas são causadas nos músculos após a corrida e que isso pode causar um efeito chamado de interferência do músculo. Outros pesquisadores já relatam que está interferência que pode causar uma "fadiga" ocasionada pela corrida por exemplo, poderia acelerar esta sobrecarga que o músculo precisa para que ele aumente, a chamada hipertrofia muscular. Estando os músculos mais "cansados", eles teriam que ter um recrutamento maior e com isso gerar picos maiores de força para que as fibras musculares se rompessem e desencadeassem a hipertrofia.
Os cientistas viram que este tipo de treino aeróbico e seguidamente depois o treino de força, revelados através de análises de amostras de sangue, tiveram proteínas e marcadores genéticos específicos conhecidos por iniciar o crescimento muscular. E o interessante é que a pesquisa mostrou que não foi somente nos membros inferiores, ou seja, aqueles mais usados durante a atividade aeróbia como a corrida que apareceram mais os marcadores mas também nos membros. Ou seja, quando você faz uma atividade aeróbia antes, toda a sua musculatura é trabalhada e pode ter benefícios.
Fazer uma aeróbico hoje em dia é uma estratégia usada por grande parte dos profissionais de educação física para que seu aluno ou cliente chegue "aquecido" ao treinamento. Mas podemos ver que exercitando as pernas e pulmões os benefícios podem ser muito maiores do que se imagina, não só para as musculaturas envolvidas, mas para seu corpo todo. O que acha de começar a colocar o aeróbico antes agora? Até a próxima!

LEIA MAIS

Comentários

Comentários