Decola Pira: um presente para Piracicaba

Por Luciano Almeida | 01/08/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Por Luciano Almeida

Cheguei na cidade de Piracicaba no ano de 1969, vindo de São Paulo com a família, quando meu pai comprou a fábrica da Caninha Tatuzinho. Fomos morar em uma chácara isolada, no bairro hoje conhecido como Abaeté, de onde eu só saía de bicicleta, na companhia do meu inseparável amigo de infância Luís Augusto Varela, o Duto, para explorar a vizinhança, pescar no rio Piracicaba ou mesmo nos lagos da Esalq.

Tempos depois, durante o período de férias escolares, meu pai me convocou para trabalhar na Tatuzinho, na antiga fábrica da avenida Rui Barbosa. Lá atuei como office-boy e encarregado de vistoriar as garrafas quebradas que saíam da máquina de lavagem. Foi meu primeiro trabalho com carteira assinada, aos 12 anos de idade. Foi ali, no chão de fábrica, que aprendi lições importantes sobre administração e a responsabilidade de realizar um trabalho bem feito, ensinamentos do meu pai que me acompanham até hoje e me são muito valiosos na administração desta cidade que agora completa 255 anos de existência.

Sendo assim, terei o prazer de anunciar na próxima segunda-feira, 01°/08, o pacote DECOLA PIRA, um plano de reformas administrativas que contempla também a quebra de paradigmas , elevando o município ao patamar de Smart Cities com a utilização de práticas e ferramentas modernas de gestão pública.

É o caso da área da Educação, onde pretendemos implantar uma revolução por meio do projeto de conversão das escolas municipais em período integral, Escola Integral para Todas (EITA), além da reforma e ampliação das 124 unidades de ensino, entrega de 4.000 Chromes Books para os alunos, 3.000 para professores, promovendo ainda a compra e fornecimento de uniformes para todos os alunos.

Também estamos trabalhando na área de Saúde para diminuir a incidência do não comparecimento da população em consultas e exames, uma medida que vai melhorar a disponibilidade de médicos e equipamentos no atendimento aos munícipes.

No segmento das boas práticas ambientais que geram economicidade, vamos promover a troca da iluminação pública pelo sistema de LED em 5.000 pontos da cidade, reduzindo o consumo e a emissão de dióxido de carbono. Promoveremos ainda início de estudos para adesão ao mercado livre e investimento em geração própria de energia para os prédios públicos.

Faremos na segunda-feira, dia 1º, o anúncio do recapeamento asfáltico, iniciativa inédita na cidade nos últimos 10 anos. Os servidores municipais também serão valorizados com um plano de cargos e salários.

Destaco também projeto que vai implantar o Engenho da Cultura, espaço multifacetado que, além da Pinacoteca, do Teatro Erotides de Campos, vai reunir restaurantes, cafés, lanchonetes, oferecendo diversos atrativos no Engenho Central, assim como a revitalização urbanística da área central e da orla da Rua do Porto. Vamos iniciar com prioridade o processo de Concessão Pública do Parque do Mirante, Aeroporto e do Elevador do Alto do Mirante, entre outros.

Neste pacote ainda estão previstos o pedido de antecipação do cronograma, junto ao Governo do Estado, da construção do Anel Viário, previsto de 2040 para 2024, além da construção de mais 36 km da Ciclovia Riverside.

Fui eleito com a responsabilidade de recuperar a atratividade do município, oferecendo condições favoráveis que garantissem o aporte de grandes investimentos que gerassem mais emprego e renda. Vale a pena lembrar que, desde o início da nossa gestão, já recebemos mais de R$ 4,1 bilhões em investimentos, responsáveis por 3.800 empregos diretos.

Enfim, passada a pandemia da Covid-19 e com a retomada da economia, o pacote DECOLA PIRA vai garantir o nosso crescimento sustentável, consolidando cada vez mais Piracicaba como uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Esse é nosso presente de aniversário!

LEIA MAIS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.