Novo livro faz resgate sobre a Estação da Paulista e seus 100 anos de fundação

Por Laís Seguin |
| Tempo de leitura: 1 min

Link será disponibilizado nesta segunda-feira, diz autor

Prestes a comemorar 100 anos, a Estação da Paulista é tema de livro digital de autoria do jornalista Edilson Rodrigues de Morais. O lançamento da obra acontece amanhã (segunda-feira) com o apoio da Lei Emergencial Aldir Blanc. Com 96 páginas, a edição pode ser baixada no formato PDF no site do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) – acesse ‘www.ihgp.org.br’. O autor também disponibilizará em sua rede social um link nos formatos PDF e ePub – acompanhe ‘edilson.rodriguesdemorais’ no Facebook.

Intitulado ‘Centenário da Estação da Paulista’, o título resgata histórias a partir da inauguração oficial, ocorrida em 29 de julho de 1922. Nesta data aconteceu a chegada da primeira locomotiva pertencente à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que partiu da Estação da Luz, em São Paulo.

A locomotiva composta por uma máquina e sete vagões de passageiros fez o percurso pela linha tronco vindo da capital paulista até a Estação Recanto, em Nova Odessa, para então, desviar sua rota em direção ao trecho do novo ramal ferroviário. Nos vagões da viagem inaugural estavam artistas, senadores, deputados, jornalistas e membros da Companhia Paulista.

Com a inauguração e a abertura do tráfego público, o ramal de Piracicaba passou a funcionar no dia seguinte, em 30 de julho, com os trens partindo em horários regulares pela manhã e à tarde por 55 anos, até a desativação da linha para o transporte de passageiros em 15 de fevereiro de 1977. O transporte de cargas seguiu em atividade até 1995. O autor também passa pelo desenvolvimento das estradas de ferro e a movimentação política na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Cristiane Bonin
cristiane.bonin@jpjornal.com.br

LEIA MAIS

Comentários

Comentários