‘’Lugar de Autista é em todo Lugar”

Por Ana Pascoalete |
| Tempo de leitura: 3 min

Dia dois de abril, dia mundial do autismo, no Brasil está acontecendo a campanha nacional com o intuito da conscientização que ocorrerá durante todo o mês vigente. O tema desse ano é uma frase de Fátima de Kwant, mãe e jornalista brasileira “Lugar de autista é em todo lugar’’, e a campanha foi criada pelo designer Alexandre Beraldo, diretor de arte da revista autismo, visando unir forças para a conscientização nacional efetiva, promovendo uma mensagem inclusiva a sociedade, e no cartaz oficial da campanha, estrelado pelo André, o personagem autista da turma da Mônica.

Esta campanha é de uso irrestrito e gratuito por parte de qualquer pessoa e instituição interessada em divulgar informações sobre o autismo. Em dois de abril de dois mil e dezessete a organização mundial das nações unidas determinou a data como sendo o dia mundial da conscientação do autismo, quando cartões postais de todo o planeta, todos os anos, se iluminam de azul, no Brasil o mais evidenciado e famoso é o Cristo Redentor para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o TEA ( Transtorno do Espectro Autista).

Em 2020 e 2021, pela primira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo seguiu, unida, em campanha com o tema ‘’respeito para todo o espectro’’, em meio a pandemia a campanha disparou usando a hashtag nas redes sociais. Muitos pais e familiares de individuos com autismo aproveitam esse periodo para realizarem manifestações, visando melhoria das legislações que garantam os direitos das pessoas do espectro autista, além das dificuldades de serem contemplados tratamentos com coberturas pelos planos de saúde. Esse é ainda o momento para orientar e combater o preconceito, expor a falta de inclusão escolar, o bullyng e a falta de capacitação de profissionais que necessitam estar preparados nas instituições para receberem essa demanda de individuos que precisam de diagnóstico diferencial no inicio da vida para garantir os estimulos necessarios para o desenvolvimento saúdavel e qualidade de vida.

O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por uma alteração no desenvovimento cerebral que causa mudanças na comunição social e comportamentos repetitivos e esteriotipados. Para os individuos que vivem o quadro, alterações sensoriais, como o incômodo extremo com certos barulhos ou texturas, e um repertório específico de interesses, chamado de hiperfoco, costumam ser comum. Todos os individuos autistas apresentam uma maneira diferente de perceber o mundo, e isso faz com que eles direcionem a atenção para outros elementos do ambiente que não são necesariamente estímulos sociais.

Desta maneira em um ambiente com muitas pessoas pode ocorrer do portador do Tea direcionar mais atenção a um barulho de um instrumento musical, ou motor de veiculo do que as vozes das pessoas que estão conversando proximo a ele. As dificuldades do espectro autista leva a dificuldades na interação social, na comunição e no comportamento , que variam de leve a grave. Os diferentes tipos de autismo são, transtorno autista, sindrome de asperger, transtorno invasivo do desenvolvimento e transtorno desintegrativo da infância, que foram em 2013 inseridos no manual diagnóstico e estatistico de transtornos mentais (DSM-V).

Os primeiros sinais podem ser percebidos, por pouco ou nenhum contato visual, não compartilhar objetos, dificuldade na comunicação, sensibilidade sensorial, comportamentos repetitivos, interesses restritos, dificuldade de mudanças na rotina e dificuldade para dormir. Claro que o diagnóstico deve ser realizado por profissionais capacitados e já nos primeiros anos de vida, atraves de avaliações de sinais e sintomas, da observação da crianças e entrevista com os pais e ou cuidadores. Todos os níveis requerem suporte, porém a demanda é diferenciada de acordo com a necessidade de cada caso. Quanto mais cedo as intervenções ocorrerem, maiores serão as chances da pessoa com TEA ter mais qualidade de vida.

Comentários

Comentários