Clínica Veterinária Municipal de Rio das Pedras inicia implementação de programa estadual

Por Laís Seguin |
| Tempo de leitura: 2 min

A prefeitura não divulgou data do início do atendimento; programa é o mesmo declinado em Piracicaba

Rio das Pedras deu início às obras para a instalação de clínica veterinária popular, o Meu Pet Container do programa do Governo do Estado de São Paulo. O ponto de atendimento gratuito à população para animais de pequeno porte, cães e gatos, será implantado na Avenida José Augusto da Fonseca, Bairro Bom Jesus (antiga Creche Nina). O anúncio foi feito nesta semana pelo Secretário Municipal de Saúde, Joaldo Gonçalves de Oliveira. Em Piracicaba, a atual gestão declinou do programa estadual em meados de 2021.

Segundo a assessoria da prefeitura da cidade vizinha a Piracicaba, o atendimento veterinário tem a avaliação de que “Rio das Pedras está cada vez mais se tornando uma cidade amiga dos animais e um passo muito importante foi dado essa semana”. A prefeitura reforça que a Clínica Veterinária Municipal é um projeto traz atendimento gratuito voltado especialmente à cães e gatos e serão oferecidos serviços como consultas clínicas, cirurgias, vários tipos de exames, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

O Meu Pet Container é um programa do Governo do Estado de São Paulo, formado por uma estrutura de um mini-hospital, com equipamentos e espaço para atendimentos, tudo dentro de um container. No Estado de São Paulo foram programadas as instalações em 130 cidades a partir de 2022. Na região de Piracicaba estão contempladas Engenheiro Coelho, Iracemápolis, Santa Gertrudes e São Pedro. A prefeitura de Rio das Pedras não divulgou quando o programa passará a funcionar no município.

Inicialmente, de acordo com o Governo Estadual, deverão ser investidos R$ 50 milhões para equipar e fornecer as unidades às Prefeituras. Cada unidade deverá ter um investimento estimado em R$ 385 mil para a estrutura, incluindo equipamentos e mobiliário. O consultório será formado por quatro contêineres com toda estrutura necessária para atendimento a cães e gatos, aptos a realizar exames e análises clínicas. Os municípios conveniados deverão definir o local onde os contêineres ficarão localizados, garantindo funcionários, insumos, infraestrutura urbana, autorização junto às autoridades para funcionamento e acesso da população ao serviço.

Cristiane Bonin
cristiane.bonin@jpjornal.com.br

LEIA MAIS

Comentários

Comentários