Cinepiano apresenta película rara e trilha ao vivo de ‘O Homem Mosca’

Por Laís Seguin |
| Tempo de leitura: 2 min

Cada convite vai ser trocado por três caixinhas de leite em campanha solidária

Um evento de rara oportunidade traz hoje (terça-feira) ao palco do Teatro Dr. Losso Netto filme projetado em autêntica película cinematográfica e trilha sonora ao vivo do filme ‘O Homem Mosca’ (Safety Last, 1923), do diretor Harold Lloyd. O Cinepiano, com o especialista no estudo da música de cinema, Tony Berchmans Canto, tem início às 20h e a distribuição dos ingressos começa duas horas antes do espetáculo – cada bilhete é trocado por três caixas de leite na embalagem longa vida. A arrecadação será direcionada à Pastoral da Criança de Piracicaba e, para acessar o teatro, é preciso comprovação de duas doses da vacina contra covid-19.

Considerado um dos grandes gênios da comédia do cinema mudo, à altura de Charles Chaplin e Buster Keaton, o filme de Harold Lloyd narra a jornada hilária de um rapaz apaixonado. Ele entra numa série de incríveis confusões para convencer sua noiva a se casar. A projeção recria a atmosfera da época do lançamento do filme, há quase um século: o projetor e a cópia raríssima são da produtora piracicabana Cine16, que tem um dos maiores acervos no Brasil de filmes do início do cinema.

Consagrado com mais de 160 apresentações pelo mundo, Berchmans acompanha clássicos do cinema com improvisações ao piano em preciso sincronismo com os filmes. A música narra as cenas e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. A técnica particular é um impressionante exercício de interpretação e sincronismo, que proporciona ao público uma experiência audiovisual única. O concerto tem por objetivo fazer um verdadeiro tributo à música e ao cinema.

Tony Berchmans é filho de Bergue e Antonio Canto, casal que encabeça a Pastoral da Criança. O idealizador do Cinepiano saiu da cidade para ganhar o mundo com sua música, mas, não se esquece das suas raízes. Ele é autor do livro ‘A Música do Filme - Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema’. Também foi curador de eventos musicais internacionais, que trouxeram ao Brasil nomes como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla. É professor de pós-graduação em Trilha Sonora para Cinema e TV, participa de festivais e concertos musicais de cinema nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica e Brasil.

Cristiane Bonin
cristiane.bonin@jpjornal.com.br

LEIA MAIS

Comentários

Comentários