Órgão de tubos da igreja matriz é o melhor instrumento produzido por construtor alemão

Por Laís Seguin |
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Com R$ 2.200 em caixa, paróquia precisa arrecadar mais de R$ 200 mil para o reparo total do instrumento

O órgão de tubos, de 1967, instalado na Catedral de Santo Antônio, na praça José Bonifácio, Centro, não tem 30% de seu potencial e qualidade de timbre, informa o organeiro, construtor e restaurador, Daniel Gazzaniga Rigatto. Ele é herdeiro de profissão e filho de José Carlos Rigatto, com 83 anos, profissional responsável pela montagem do instrumento na igreja matriz de Piracicaba. “Ele sempre falou que foi o melhor órgão que o Guilherme Berner construiu, não o maior, mas devido à combinação de seus registros sonoros”, conta Daniel sobre conversas com seu pai. A paróquia Santo Antônio está com uma campanha para levantar fundos, mas, até o momento está longe da meta de arrecadação de R$ 220 mil – veja no intertítulo como ajudar.

O monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, pároco da Paróquia Santo Antônio - Sé Catedral de Piracicaba, já considera ser muito difícil chegar ao montante necessário para total restauração do órgão. “A meta seria R$ 220 mil, mas, sabemos que a situação é muito difícil e complicada. Eu acredito que pelo menos 10% disso, R$ 22 mil, já ajudaria bastante. A campanha teve início no último sábado (dia 5) e, até o momento, foram arrecadados cerca de R$ 2.200”, informa Aguarelli.

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) deu início na campanha no fim de semana passado realizando dois concertos na igreja como forma de colocar a campanha de restauro em divulgação. Além de levantar fundos, houve outra ação solidária pedindo doação de leite aos que retiraram ingressos gratuitos para as apresentações – ao total foram arrecadados mais de 500 litros, leite destinado à Aliança de Misericórdia, entidade que acolhe homens em situação de rua com objetivo de reconstruir suas vidas.

HISTÓRIA
O órgão de tubos é um dos instrumentos mais antigos da música ocidental, o primeiro dos instrumentos de teclas e funciona a partir de um princípio físico elementar que usa o ar, a pressão, os tubos e a vibração. Ele foi inventado pelo grego Ctesibius de Alexandria, no século 2 antes de Cristo.

Em Piracicaba, há quatro órgãos de tubos e o maior é o da Catedral de Santo Antônio. O instrumento tem dois teclados, pedaleira e aproximadamente 21 registros. Construído em 1943 pelo alemão Guilherme Berner para o Santuário Sagrado Coração de Jesus, ficou instalado na cidade de Santos (SP) por quase 24 anos.

Adquirido pelo então prefeito Luciano Guidotti e o segundo bispo diocesano da cidade, dom Aniger Maria Melillo, o instrumento veio para Piracicaba na comemoração dos 200 anos da cidade, em 1967. O pároco da Catedral na ocasião era o padre Otto Dana, um entusiasta deste instrumento, conforme menciona Júlio Amstalden em sua pesquisa sobre a história do órgão.

Ainda segundo Amstalden, a igreja em que originalmente o órgão foi instalado estava localizada no bairro do Valongo, próximo a um gasômetro, que explodiu e destruiu parte significativa do bairro. “Como muitos edifícios do bairro, o santuário ficou seriamente danificado, sem condições de recuperação, uma vez que seus alicerces foram abalados. A demolição era a única possibilidade viável e todos os objetos, incluindo vitrais, esculturas, pinturas, vários sinos e o órgão, foram postos à venda”, conta o organista.

RESTAURO
O organeiro Daniel Rigatto conta que o órgão instalado na matriz foi originalmente construído com o sistema de transmissão eletropneumático, sua consola (onde o organista toca, comportando os dois teclados e a pedaleira) envia comando elétrico para os eletroímãs nos someiros (onde são encaixados os tubos), que comandam as válvulas pneumáticas (folezinhos confeccionados em pele de carneiro), parte responsável pelo ar que chega para cada tubo.

“Toda essa parte está bem deteriorada. São contatos elétricos dos anos 40, eletroímãs com fiação encapada com tecido ainda. Toda essa parte da transmissão tem que ser reconstruída com nova fiação, novos eletroímãs, e substituição dos contatos elétricos por sensores eletrônicos ópticos, que não sofrem desgastes e não requerem regulagens.”

Outra parte comprometida, conta o especialista, são os dois grandes foles alimentados por duas ventoinhas elétricas, responsáveis por reservar e regular a pressão do ar que alimentam os someiros. “Suas dobradiças são confeccionadas em pele de carneiro e estão bem deterioradas.”

Mas os trabalhos mais minuciosos estão nos tubos, revela Rigatto. “A maioria deles são construídos em liga de estanho com chumbo, os maiores são de zinco e chegam à quase seis metros de altura e uma parte menor são de madeira.”

Outro ponto crucial a ser resolvido são os tubos de metal. “Eles se encontram ovalizados e com diversos amassados, e terão que ser batidos nas formas um por um devolvendo suas formas cilíndricas perfeitamente, ressoldando as janelas de afinação e eventuais trincas nas soldagens dos corpos dos tubos. Tudo isso para receber uma excelente harmonização, onde se trabalha o timbre e a intensidade do som de cada tubo.”

DOE
Para ajudar na recuperação do instrumento histórico instalado na Catedral de Santo Antônio é só fazer um PIX para a chave 44.802.999/0005-91 (CNPJ da Paróquia de Santo Antônio – Catedral). Também é possível fazer uma transferência bancária ou depósito para o restauro do órgão de tubos com os seguintes dados: Banco do Brasil, Agência 56-6, conta corrente 4222-6, CNPJ 44.802.999/0005-91, Paróquia de Santo Antônio - Catedral.

Cristiane Bonin
cristiane.bonin@jpjornal.com.br

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