Guia de temperos: combinações que nunca falham

Por Laís Seguin |
| Tempo de leitura: 5 min

Quem consegue imaginar a comida sem os temperos? Afinal, comida bem temperadinha é bom e todo mundo gosta, né? São as ervas e especiarias que dão sabor aos pratos e ajudam até as refeições mais simples a ficarem simplesmente irresistíveis. 

Pensando em deixar sua alimentação saudável ainda mais versátil, elencamos a seguir um guia com os principais temperos que você pode usar no dia a dia para dar aquele gostinho de quero mais. Vamos lá? 

Tipos de temperos

Pra começar, é legal entender que existem diferentes temperos que você pode usar na culinária. São as plantas secas, ervas aromáticas, vegetais, pimentas e especiarias. 

Todos eles podem ser usados como condimentos, inclusive juntos e misturados, para conferir diferentes sabores às receitas. Doce, salgado, amargo, picante, agridoce… tudo vai do seu gosto e criatividade. 

16 temperos que você precisa conhecer e seus usos culinários 

Pois bem, conhecendo um pouco mais sobre esse universo, chegou a hora de descobrir as combinações à prova de erro na hora de se aventurar na cozinha: 

Folha de louro: 

Pense numa opção versátil e aromática, que traz notas amadeiradas e florais. Vai bem na gastronomia indiana, mediterrânea, filipina e do Oriente Médio. É um clássico quando o assunto são os temperos para o feijão, mas super combina com peixe, carne, aves sopas e guisados em geral. 

Cardamomo:

Eis uma opção com bastante personalidade, que traz sabores complexos, de notas terrosas a elementos mais cítricos. Ele casa bem no preparo de receitas doces e salgadas, e faz uma duplinha imbatível com outros ingredientes como canela, cravo e noz-moscada. 

Geralmente, é usado em receitas das culinárias indiana e do Oriente Médio, no arroz, carne e pratos vegetarianos, por exemplo. Em outros lugares, como o leste europeu, ele também empresta seu sabor para itens de panificação e também na aromatização de bebidas. 

Canela:

Os temperos também podem ser adocicados, sabia? Mas ela não fica só na doçura e pode trazer um sabor forte e picante. Por isso, serve tanto para pratos doces como salgados, seja em pau ou em pó.

Alecrim: 

Quem gosta de comida bem aromática, não pode deixar faltar alecrim na cozinha. Ele faz sucesso na cozinha mediterrânea – principalmente em pratos com peixes, carnes grelhadas, cordeiro, ensopados e vegetais. 

Ah, também entra no hall dos temperos para carne de porco, assim como preparo de molhos e marinadas. 

Cebolinha: 

Poucos ingredientes são tão versáteis como a cebolinha, e não é à toa que faz sucesso em diferentes culinárias no mundo todo. É usada para temperar canapés, manteigas, ovos, peixes, sopas, sanduíches, risoto… principalmente na finalização dos pratos. 

Salsa:

Junto com a cebolinha, a salsa é protagonista do famoso cheiro-verde. Ela traz um sabor herbáceo, mas também refrescante, em receitas diversas, sendo um dos principais temperos para peixe.

Mas também vai bem com massas, batatas, ovos, aves, saladas, molhos, frutos-do-mar, vegetais e vinagretes. Enfim, difícil é achar algo que não combine com a salsinha, que também cria um verdinho bonito na hora de finalizar os preparos. 

Coentro: 

É conhecido por seu aroma bem marcante, e por isso não passa despercebido. É bastante usado na culinária asiática, latina e mexicana, e aqui no Brasil em vários pratos da região Nordeste. Seus usos mais comuns são chutneys, guacamole, sopas e saladas. Por fim, a dica é usá-lo fresco para obter o máximo de sabor. 

Cominho: 

Geralmente usado moído, o cominho também é um verdadeiro coringa na hora de cozinhar. Na nossa gastronomia, é presença carimbada no tempero do feijão, mas seu uso vai muito além. Casa bem com berinjela e muitos outros legumes, batata, arroz, pães, lentilhas, carnes e aves.

Orégano: 

Muitas receitas italianas, gregas e espanholas levam o orégano em sua composição. Geralmente, combina com carnes grelhadas, molhos de tomate, massas, vegetais, marinadas, molhos para salada e, é claro, com a pizza. 

Páprica:

Na verdade, pápricas, porque ela é tão incrível que merece mais de uma versão. Tem doce, picante ou defumada, pra você variar no dia a dia. Essa especiaria feita a partir do pimentão dá um gostinho especial a peixes, carnes, sopas, canapés, molhos, aves, ovos, tortas e molhos.

Açafrão: 

Essa especiaria tem um sabor floral suave e levemente amargo, além de emprestar seu colorido aos alimentos. Pode usar sem medo em sopas, pães, ovos, omeletes, aves, carnes, legumes e cozidos em geral, pois além de delicioso ainda traz benefícios à saúde. 

Curry: 

Na verdade, ele é um mix de vários ingredientes, que resulta numa delícia sem igual. Em geral, é preparado com coentro, pimentas, cardamomo, açafrão, noz-moscada, gengibre, cominho, entre outros. Em relação ao seu uso, ele é um dos principais temperos para frango, mas não para por aí. Harmoniza com peixes, pratos com frutos-do-mar e cozidos em real. 

Cúrcuma:

Certamente, é só falar nele que você lembra de comida indiana ou oriental. Essa prima próxima do gengibre é ótima fresca ou seca. Traz um ardor e uma tonalidade amarela super bonita às receitas. Você pode usar pra preparar ovos mexidos, mas também carnes e caldos, arroz, molhos para salada, pães, peixes e verduras. 

Tomilho: 

Tradicionalíssimo na culinária francesa, italiana e mediterrânea. É ingrediente em receitas com feijões, ovos, frutos-do-mar, peixes, aves sopas, ensopados, caldo, recheio e vegetais, emprestando seu sabor cítrico e delicado. 

Lemon pepper: 

Excelente pedida pra quem adora experimentar novos sabores. Isso porque ele leva raspas de limão e pimenta-do-reino em sua composição, podendo ser uma boa opção pra diminuir o uso do sal. 

Procurando temperos pra peixe? Pois vá de lemon pepper! Use-o também pra diversificar o preparo de: frango (aves em geral), peixe, camarão, filés, batatas, polvilhar legumes assados ao forno. Além disso, experimente na maionese caseira temperada, e até na pipoca. 

Harissa:

Originária do Magrebe, essa mistura é usada para dar mais sabor a cuscuz, massas, sanduíches e sopas. Além disso, dá pra fazer uma pasta bem saborosa. Ah, e ela figura ainda na lista de temperos pra carne, combinando com diversos pratos cozidos. 

Da Redação

LEIA MAIS

Comentários

Comentários