Parlamento Metropolitano no Conselho de Desenvolvimento

Por Gilmar Rotta | 21/10/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Piracicaba sediou essa semana momentos importantes e exerceu sua liderança frente à Região Metropolitana. Diversos eventos aconteceram na cidade visando a discussão para solução de questões comuns aos municípios, como desenvolvimento regional, a gestão dos recursos hídricos, a retomada econômica após uma pandemia, a gestão da saúde pública, do Hospital Regional entre outros temas relevantes e comuns aos municípios.
Um fato importante a se destacar é que não apenas os poderes executivos estiveram empenhados em se reunir, levantar dados, apontar problemas e indicar soluções. No âmbito do Legislativo, o Parlamento Metropolitano de Piracicaba também se mobilizou para discutir uma realidade que, certamente, é a mais tocante do momento, o atendimento e gestão à saúde pública pós pandemia.
Na terça-feira, vereadores regionais, Departamento Regional de Saúde e a gestão do Hospital Regional expuseram a realidade do setor, especificamente quanto ao represamento do atendimento que foi necessário devido à priorização do atendimento à pandemia. A redução dos índices de contaminação e dos casos e mortes por Covid-19 possibilita a retomada de procedimentos como as cirurgias eletivas, que não são urgentes, e são o grande desafio tanto da gestão do Estado junto às unidades de saúde nos municípios, quanto da Organização Social ligada ao Hospital da Unicamp e que gerencia o Hospital Regional.
Neste contexto que é oportuno se destacar e defender a solicitação que o Parlamento Metropolitano tem feito ao Governo do Estado e que formulamos diretamente ao vice-governador Rodrigo Garcia, presente na reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano: de que o Parlamento tenha uma cadeira no Conselho e participe das decisões fundamentais para o desenvolvimento regional.
A motivação para o pedido é a certeza de que as Câmaras Municipais são o poder mais próximo à população, com capacidade de discernimento sobre as prioridades captadas na sociedade e que precisam ser transformadas em ações políticas. Como no caso da saúde, vivenciada na reunião com DRS-X e Hospital Regional, ficou claro nas manifestações dos gestores, o quanto é significativa essa troca de informações para o desenvolvimento de políticas públicas.
O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, composto por prefeitos dos 24 municípios da Região Metropolitana de Piracicaba, sob o comando o prefeito Luciano Almeida de Piracicaba, se compreender a relevância da contribuição dos 120 vereadores que compõem o Parlamento Metropolitano, sua força política e interlocutora com a sociedade, tende a um caminho mais assertivo quanto às decisões que tocarão as mais de um milhão de meio de pessoas da RMP.
O próprio Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional tem fomentado a criação de Parlamentos Regionais em todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas do estado de São Paulo, apontando ser esta relação com o poder legislativo um caminho eficaz para o encontro de agendas positivas para o Estado. Essa sinergia, se bem compreendida e aproveitada, poderá significar o encurtamento das consequências de crises econômicas ou de gestão política que refletem no Estado, o avanço da inovação e a proteção social às comunidades menos favorecidas.
Passo a passo, o Parlamento Regional, com a força dos vereadores e o foco no desenvolvimento regional sustentável ganha força, volume e eficiência, sendo a voz das pessoas junto ao Estado.
Gilmar Rotta é presidente da Câmara Municipal e do Parlamento Metropolitano de Piracicaba

LEIA MAIS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.