A atividade física é mais importante para seu envelhecimento com autonomia do que a perda de peso

Por Rogério Cardoso |
| Tempo de leitura: 2 min

Já ouviu falar naquele ditado: “De grão em grão a galinha enche o papo!?” Este ditado é extremamente verdadeiro quando pensamos em nossos envelhecimento e longevidade com autonomia. O que fazemos hoje é uma poupança de como iremos envelhecer e de que forma iremos envelhecer. E recomendo aos meus alunos diariamente que o que vai fazer com que eles tenham autonomia ao chegar após os setenta anos de vida é a prática regular de atividade física e manutenção do sistema muscular além da manutenção da potência, um dos principais fatores do corpo que perdemos ao envelhecer.
Em um recente estudo que saiu no periódico Cell intitulado “Obesity treatment: wheight loss versus increasing fitness and physical activity for reducing health risks” mostrou que a atividade física feita de forma consistente durante a vida contribui para uma vida longeva e saudável. No estudo a teoria mostrada e confirmada pelos pesquisadores é que quem pratica exercício, mesmo em pessoas com sobrepeso ou obesas, normalmente reduzem o risco de doenças cardiovasculares e até de morte prematura quando comparadas a perder peso ou somente fazendo dieta.
A atividade física cria uma série de alterações metabólicas, reduzindo desta forma a gordura corporal e aumentando o tônus muscular. Além disso, ao se fazer o exercício, fatores intrínsecos do treinamento como aumento da força muscular, aumento da potência, diminuição da perda de equilíbrio e aumento ou manutenção da agilidade, que são importantes para um bom envelhecimento, tem uma manutenção ou decrescimento mais lento com a pratica regular de exercício, independente da idade. Em um recente programa da televisão, foi mostrado um atleta de 96 anos que era campeão mundial de corrida, com autonomia e com excelente cognitivo. Segundo ele, o segredo foi ter recomeçado a fazer exercício depois de muito tempo, por volta dos 60 anos de idade. Seu nome? Dixon Hemphil!
Comparado com as dietas, a atividade física tem um benefício maior para a saúde do que que somente a perda de peso. Logicamente a combinação das duas é o ideal, mas o estudo quis mostrar que se tiver que escolher entre dieta e exercício físico, o exercício está na frente pois reduziu em mais de 30% o risco de morte prematura decorrentes de centenas de doenças relacionados ao sedentarismo.
Se você quer ter aquele envelhecimento com autonomia, não tem jeito, é a combinação de exercícios aeróbicos e de força. Se você não quer depender do seu filho no envelhecimento, ou da ajuda de alguém para um simples pegar um objeto no chão sem cair, é a atividade física. Soa até meio catastrófico o que escrevi não? Mas infelizmente o mundo está caminhando para o sedentarismo e a única solução é sair do sofá. Desejo que tenha boa sorte! Uma ótima semana!

LEIA MAIS

Comentários

Comentários