O único motivo que faz um relacionamento acabar

Por Francisco Ometto | 22/02/2021 | Tempo de leitura: 2 min

Muitos pacientes que me procuram para fazer terapia de casal ou individual iniciam as sessões informando uma série de motivos pelos quais acreditam explicar a situação de seus relacionamentos. Muitos me procuram sofrendo, porque não entendiam a importância desse assunto, outros porque estão vivendo numa relação mentirosa ou doentia, outros porque não conseguem se libertar, ou, então, em função de uma ruptura, que não é aceita.

Inicialmente, vou destacar abaixo algumas dicas de como evitar um término ou, então, o início de uma relação.
O primeiro grande erro é você acreditar que, para um relacionamento dar certo, você precisa deixar de ser você para ser o que o outro quer. Se você precisa ser o que não é, é sinal que não era bem o que você gostaria de fazer, certo? Pois bem, deixar-se de lado significa baixa autoestima e amor próprio, fatores que derrubam qualquer possibilidade de sucesso numa relação. É preciso se cuidar antes!

Outro grande mito é o famoso “os opostos se atraem”. Isso é ilusão. Quanto maiores as diferenças, maiores as dificuldades do casal. Quanto à ilusão, ela acontece porque todo ser humano tem a tendência de buscar o “novo” e, encontrar alguém diferente pode até atrair, mas, com o decorrer do tempo, as diferenças vencem.

Outro erro é buscar alguém pelo caminho do autoengano, ou seja, querer determinada pessoa por vários motivos ou influências de pessoas ou sociedade, menos por amorou coerência com sua essência e isso acontece até de forma inconsciente, quando a pessoa acredita que está fazendo o que realmente quer.

Observe alguns detalhes do parceiro (a): como a pessoa trata os pais, irmãos? Como reage a determinadas situações de stress ou irritação? Quais os valores? Históricos… Há motivação e empenho em construir, desde já, um futuro decente e consistente? E a responsabilidade? Teoria e prática caminham juntas? Vícios? Há diálogo? Você vê essa pessoa ao seu lado, te fazendo feliz no médio e longo prazos?

Traição? Falta de atenção? Motivos financeiros? Comunicação? Atração? Incompatibilidade de gênio, mudanças? Mas, então, qual o único motivo que faz um relacionamento acabar? Somos todos diferentes e razões cada um tem a sua. Prova disso é que certos problemas (até graves) que causam a separação de alguns casais, são superados facilmente por outros. O que realmente acaba com qualquer relação(e está na causa real de todas) é a “inconsistência entre o que um espera receber e o que o outro tem para oferecer”.

O antídoto? Prevenção, com duas das ferramentas mais eficazes: o autoconhecimento e a razão.
Enfim, são muitas as formas de tirar o foco do autoengano (emoção/paixão) e observar se vale a pena mesmo se relacionar com determinada pessoa.

Se você está querendo ser feliz num relacionamento, procure conhecer mais a fundo este tema ou buscar ajuda profissional e, então, evitar sofrimento e até catástrofes emocionais ou físicas mais tarde, como vemos tanto por aí, infelizmente.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.