O papel do exercício para o aumento da sua produtividade e criatividade

Por Rogério Cardoso | 09/02/2021 | Tempo de leitura: 2 min

Não é de hoje que muito executivos e empresários usam a atividade física como grande fonte de inspiração para insights e novas ideias. Aliás, no mundo corporativo, além de ser meio workaholic, você estará na “moda” se tiver um tempo para se cuidar e estar em dia com a saúde. Entre os grandes executivos brasileiros que fazem isso estão Abilio Diniz que treina todos os dias as 5hs da manhã, Cristina Arcangeli e entre os internacionais Mark Zuckerberg do Facebook, Nick Woodman da GoPro e Elon Musk da Tesla.

No recente estudo que saiu no periódico Scientific Reports intitulado “Everyday bodily movement is associated with creativity independently from active positive affect: a Bayesian mediation analysis approach”, o estudo descobriu que pessoas ativas apresentam mais e melhores ideias durantes testes de criatividade e de inventividade do que pessoas sedentárias.

A atividade física por ser uma ação onde se aumenta a oxigenação do nosso cérebro, influencia em muito o modo como pensamos. Existem estudos que mostram que quando realizamos atividades físicas conseguimos até melhorar as qualidades de nossas sinapses e da produção de novas células cerebrais quando comparadas a pessoas sedentárias. E quando pensamos em criatividade, uma das inteligências deste novo mundo, como o exercício ajuda?

A criatividade - uma das habilidades essenciais deste novo século segundo vários psicólogos e empresários do mundo - é a capacidade de pensamento em coisas abstratas e inovadoras e o exercício ajuda as pessoas a terem ideias mais originais e a criar em cima do inesperado, afirmando desta forma com que o movimento corporal estimula a inovação. Um estudo clássico chamado “Give your ideas some legs: The positive effect of walking on creative thinking” mostrou o efeito da caminhada na produção de ideias e na engenhosidade destas ideias.

Uma outra vertente do estudo mostrou que as pessoas mais ativas e que provaram ser as mais criativas também tendiam a ser mais felizes e com melhor humor, o que corrobora com os milhares de estudos sobre como a atividade física melhora seu humor. Exercício gera felicidade, melhora do humor e agora te deixa mais criativo. Os pesquisadores ainda não sabem como a atividade física pode moldar a criatividade e de que forma isso acontece além das mudanças fisiológicas e bioquímicas que já sabemos, mas os estudos mostram que ao se mexer mais, você vive mais e que a criatividade e melhor imaginação começa com vidas mais ativas e sem sedentarismo. Talvez este seja o segredo de algumas pessoas que mais produzem ideias no mundo ou daqueles que tem uma alta produtividade. A ferramenta está em suas mãos, então vá em frente! Até a próxima!

Leia Mais:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.