
Os parques em Curitiba são marca registrada da capital do Paraná. A cidade ainda carrega o título de capital ecológica devido às diversas áreas verdes, e algumas delas são os mais famosos atrativos turísticos curitibanos. Os melhores parques em Curitiba contam com boa estrutura de atendimento aos visitantes, como estacionamento, churrasqueiras, parquinhos, quadras, pistas de corrida e caminhada, lanchonetes e, em alguns deles, até lojas de lembranças. Eles também possuem acessibilidade, são todos gratuitos e, acima de tudo, todas as belezas que a natureza proporciona, seja para apreciar, se exercitar, brincar ou realizar atividades ao ar livre.
JARDIM BOTÂNICO
Um dos parques em Curitiba mais famosos, o Jardim Botânico é um símbolo da cidade tanto por sua beleza quanto por sua própria história, relacionada as várias ações ambientais. O local possui estacionamento amplo, mas que fica sempre cheio em dias quentes e finais de semana. Nesta área, que já é a entrada principal, há uma lanchonete, vendedores de caldo de cana, pipoca e outros carrinhos clássicos. No jardim botânico há um portal na entrada e, a partir dele, você verá a parte mais conhecida, que são os próprios jardins, sempre floridos, as fontes e a estufa, que possui grande variedade de plantas em um pequeno caminho em seu interior.
O restante não fica para trás em beleza. Há outros pequenos ambientes de jardim, um grande lago e um espaço de educação ambiental e incentivo a pequenos empreendedores voltados ao cultivo de plantas e hortaliça. Por fim, em determinados horários da semana, é possível conhecer o jardim das sensações. Trata-se de um caminho de 200 metros para percorrer de olhos fechados e sentir aromas e texturas presentes na natureza. É uma experiência sensorial bem interessante.

PARQUE TANGUÁ
Até nas redes sociais existe tag de localização onde diz que o Parque Tanguá é o parque mais bonito da cidade, e de fato é, na opinião de muitos moradores e viajantes. Ele possui uma área alta e outra baixa, justamente por ser uma antiga pedreira, dando duas belas visões. A parte alta é a mais visitada e possui uma grande fonte central com mais duas laterais, e uma bonita construção junto a um mirante, onde é possível ver uma boa parte da área verde embaixo e de alguns bairros curitibanos. É lá que o público costuma ver o pôr do sol, que de fato é muito bonito, você só precisa dar sorte de vê-lo em meio a tantos dias nublados na capital paranaense.
PARQUE DO BARIGUI
Considerada a Praia dos curitibanos, o Barigui é um dos parques na capital paranaense mais frequentados, por sua ampla extensão e opções de lazer variadas. Há um grande lago com capivaras ao redor, um simpático símbolo da cidade. No entorno, há pistas separadas para caminhada, corrida, bicicletas, patins e similares. Por ser um parque grande, a melhor forma de conhecê-lo é alugando uma bicicleta, o que pode ser feito pelo acesso dos fundos. Ao lado está o Museu do Automóvel, um espaço de veículos clássicos, inclusive com modelos diferenciados, incluindo carros de corrida e motocicletas. O parque Barigui também possui o Centro de Exposições Expo Renault, que recebe mensalmente feiras e grandes eventos.
Da Redação
LEIA MAIS: