Em várias oportunidades no ano passado, viemos a este espaço para esclarecer à população todas as medidas tomadas em respeito aos servidores municipais e a população que frequenta o Legislativo. Destacamos que, em 2019, 47 mil pessoas estiveram nos dois prédios que compõem a Câmara, participando de atividades como audiências públicas, reuniões, acompanhando as sessões camarárias ou buscando acesso aos gabinetes de vereadores e departamentos.
A preocupação inicial, respaldada pelas Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológica sempre foi manter um ambiente livre da propagação do Coronavírus, ciente que somos, nós gestores, de que vários espaços da Casa podem concentrar riscos maiores, pela pouca ventilação.
Graças a todos os esforços dos vereadores que concluíram em dezembro a 17ª legislatura, o apoio de todos os servidores, da Mesa Diretora e diretoria da Casa, foi possível preservar vidas e a saúde de todos, sem com isso afetarmos as atividades parlamentares. Prova disso são os importantes projetos aprovados em 2020, como as revisões do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município e outros que regulamentam mudanças trazidas também pela revisão do Plano Diretor.
Podemos somar a isso propostas no campo institucional, como o Banco de Ideias Legislativas e avanços em programas da Casa que, continuamente visam ampliar a transparência pública, novas legislações visando a preservação o patrimônio histórico da memória legislativa, além de ações estruturais como a reforma e adequação para acessibilidade do Salão Nobre, a criação do Memorial Prudente de Moraes, a criação do marco da preservação da luta dos negros nos arredores da Câmara, a reorganização física de departamentos entre tantas outras medidas.
A Câmara concluiu o ano de 2020 com seus servidores e colaboradores, vereadores e população protegidos. Nos momentos mais críticos da pandemia em 2020, preservou vidas, manteve servidores do grupo de risco em home office e estimulou o acesso digital tanto à Casa quanto aos gabinetes.
2021 começou com uma expectativa prevista, que os reflexos das confraternizações de dezembro, férias, Natal e Ano novo fazia multiplicar os casos de contaminação. E, da mesma forma que atuou com responsabilidade em seus ambientes, manterá as determinações sanitárias, para as quais, pede à população que compreenda e colabore.
Estando na Câmara, que cada um cumpra o mínimo em respeito ao próximo: use máscaras, respeite o distanciamento social, faça uso contínuo de álcool em gel, não participe de aglomerações, mesmo que por poucos instantes. Sendo possível, procure os meios digitais para buscar informações ou fazer contatos com gabinetes e departamentos, estando aqui, que compreenda que nossos servidores precisam cumprir suas atribuições de orientar e até mesmo sinalizar a quem não estiver seguindo as orientações.
O compromisso da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores é de proteção aos servidores, em primeiro lugar, monitorando caso a caso de quem possa ter tudo contato com vírus. Assim, garante que também o cidadão esteja protegido.
Façamos todos a nossa parte contra um vírus que, inegavelmente, nos cerca. Até que, muito em breve, a vacina que tantos aguardamos possa garantir nosso dia a dia no perfil que sempre permeou esta Casa, com o cidadão seguro e todas as ações podendo ser realizadas com tranquilidade.