Avaliação das eleições e nota de esclarecimento

Por Érica Gorga |
| Tempo de leitura: 3 min

Lutamos o bom combate para tentar executar as grandes ideias que temos para Piracicaba. Foram dias e noites dedicados ao diálogo com as pessoas, respondendo a todos que nos contataram. Realizamos campanha limpa, baseada nos valores que queremos resgatar na nossa cidade. Agradeço a cada um dos eleitores que depositou seu voto e sua esperança no nosso trabalho. Essa confiança é motivo de muito orgulho para nós e nos incentiva a continuar nossa jornada. Agradeço também ao Dr. Jair Leite, nosso companheiro de chapa e à equipe formidável de profissionais que nos apoiou.

Uma reflexão importante diz respeito às pesquisas eleitorais, que têm sido usadas como verdadeiras armas para desacreditar candidaturas de alguns e impulsionar candidaturas de outros. As pesquisas que foram divulgadas durante o pleito piracicabano foram realizadas com cerca de 600 pessoas, amostra insuficiente em relação ao número de eleitores de Piracicaba para apresentar grau elevado de significância estatística. Com amostra tão pequena, a margem de erro da pesquisa era de 5 pontos percentuais para cima ou para baixo. No contexto das eleições em Piracicaba, portanto, todos os candidatos ao segundo lugar do pleito estavam tecnicamente empatados.

No entanto, alguns candidatos se valeram dessas pesquisas para divulgar fake news e induzir os eleitores ao voto útil, isto é, a votar naquele que supostamente estaria “na frente” segundo a pesquisa divulgada, induzindo a decisão eleitoral de grande número de eleitores que não atentam para os detalhes metodológicos da pesquisa. Na véspera do pleito, houve divulgação de pesquisa que atribuía apenas 1,32% de intenção de voto para a nossa candidatura, enquanto no dia 15/11, recebemos 8.75% dos votos nas urnas, resultado muito superior à margem de erro de 5% para cima. Portanto, tais pesquisas são, no mínimo, temerárias para a lisura do pleito eleitoral.

Alguns eleitores me questionaram sobre apoio no segundo turno. Como filiada ao partido Patriota, seguirei orientações da Executiva Estadual e Municipal de Piracicaba, transcritas abaixo. Acreditamos fortemente que o nosso projeto para Piracicaba é independente e incompatível com apoio a qualquer um dos candidatos. Conforme mencionei em vídeo de campanha, disponível no meu facebook, a atual prefeitura da cidade é comandada pelo PSDB há 16 anos.

Fazem ou fizeram parte desse mesmo grupo político os dois candidatos que disputam o segundo turno: o candidato do PSDB, por óbvio, e também o candidato do DEM, que já foi secretário do governo do PSDB. Aliás o candidato a vice-prefeito da chapa do DEM também já foi prefeito pelo PSDB no período de hegemonia do partido mencionado. Não podemos ser incoerentes com o que afirmamos durante a nossa campanha: ambos os candidatos que hoje estão no segundo turno são, infelizmente, a continuidade da gestão que aí está.

PATRIOTA MANTÉM-SE NEUTRO NO SEGUNDO TURNO
O Jornal de Piracicaba e a Gazeta de Piracicaba, em 20/11/20, noticiaram que o partido Patriota teria apoiado o candidato do DEM, Luciano Almeida, para o segundo turno.

A notícia não corresponde às deliberações do partido Patriota. As Executivas Estadual e Municipal do Patriota deliberaram, no dia 18/11, que o Patriota se mantivesse neutro, sem apoiar nenhum dos candidatos ao segundo turno das eleições em Piracicaba. A decisão de neutralidade preserva a independência e autonomia do Patriota. A pessoa que manifestou apoio, não concordando com a neutralidade do partido, renunciou ao cargo de presidente municipal, renúncia que foi aceita.

Portanto, reafirma-se a posição de neutralidade do Patriota quanto ao segundo turno contribuindo para a plena democracia neste pleito eleitoral.

Executiva Municipal do Partido Patriota

Comentários

Comentários