O Mestre dos Mestres da Inteligência Emocional: Jesus

Por Francisco Ometto | 06/07/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Cada dia que passa não e? um dia a mais e sim um dia a menos em nossa vida. Isso não é subjetivo, não precisa de estudo científico e muito menos precisa ser trágico, mas, sim, um alerta positivo. Muitos têm a mania de achar que podem esperar “um dia” para viver ou mesmo para fazer algo. Esta vida é um presente de Deus e devemos valorizá-la, e não vivê-la por viver. O tempo está passando, não espera por ninguém e compreender essa verdade te faz dar valor ao que realmente faz sentido na vida. Claro, se libertar do que te atrasa, te sabota ou te faz sofrer não e? tarefa fácil, mas para quem tem atitude e perseverança, fica bem mais fácil e o artigo de hoje tem a intenção de ajudar nesse processo.

O próximo passo é aceitar que sua vida na?o estara? na rota certa ate? que voce? tenha a resposta sincera para duas perguntas: 1) O que te motiva a estar vivo? 2) O que voce? faz com sua vida esta? coerente com a resposta da primeira pergunta?

Finalmente, é preciso saber navegar (com inteligência) nos obstáculos e desafios que a vida sempre vai proporcionar. Mas quando cito inteligência, cito ela: a inteligência emocional.

O fato é que, sem estes dois ingredientes (sentido para a vida e inteligência emocional), os conflitos, a infelicidade e as doenças vão tomando conta das pessoas e, para estes ingredientes realmente acontecerem e funcionarem, nada melhor que aprendermos com quem realmente é Mestre, neste e em tantos outros temas: Jesus Cristo, que traça o caminho inversamente proporcional às causas desse cenário emocional terrível que assola o Planeta e convida o ser humano a estar num nível sem precedentes de qualidade de vida emocional, física e social. Ele transbordava autoconhecimento, autocontrole e queria proporcionar isso às pessoas, fazendo com que elas refletissem e, consequentemente, ultrapassassem suas próprias fronteiras limitantes. E Ele continua te chamando para uma vida emocionalmente equilibrada e feliz. Depende só de você!

“Eu analisei a inteligência de Cristo criticando, duvidando e investigando as quatro biografias de Jesus, os evangelhos, em várias versões. Estudei as intenções conscientes e inconscientes dos autores das suas quatro biografias. O primeiro resultado é que descobri que o homem que dividiu a história não poderia ser fruto de uma ficção humana. Ele não cabe no imaginário humano. Ele andou e respirou nesta terra”. (Augusto Cury)

Atuando nos sintomas, Jesus Cristo ia direto na raiz emocional das pessoas. Seu alvo não era político, mas sim o interior delas, a alma. Sua proposta era a revolução da mente, a expansão da inteligência (como exemplo cito o poder libertador do perdão, no caso do “atire a primeira pedra” ou do perdão a Pedro) e, expandindo a inteligência, a compreensão de si mesmo e do mundo, ou seja, uma transformação psíquica poderosa. Cristo mostrava claramente que somente com esse processo de libertação emocional interna conseguimos vencer a ilusão do materialismo, da ganância e do individualismo e desenvolvemos sentimentos nobres de altruísmo, resultando em solidariedade, amor-próprio e amor ao próximo, bases da verdadeira felicidade.

Que tal seguir nesta mesma direção, com Ele?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.