Você é hoje o que pensou ontem

Por Francisco Ometto | 11/05/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Não só nesta época de Pandemia, observamos a supremacia da tragédia e seu “sucesso de bilheteria”. Psiquicamente, o negativo dá ibope pela comiseração e pelo “alívio inconsciente” que causa, afinal, se estamos assistindo é porque não estamos na cena ou, então, quando o foco no negativo e na tragédia é usado para manipular o pensamento das pessoas.

Analisemos o cenário atual. Este "poder do pensamento negativo" está causando danos irreparáveis às pessoas, que estão entrando num processo de pânico e de agravamento emocional. Um dos tristes exemplos é que muitos pacientes com vários problemas graves de saúde como câncer, cardíacos e outros, estão deixando de procurar ajuda médica ou hospitais por medo do Covid-19, o que é um perigoso erro, além dos que estão sofrendo e psicossomaticamente adquirindo doenças e crises por causa desse clima catastrófico. O conselho que dou, baseado na ciência, no bom senso e na minha prática profissional há anos é: fuja das redes sociais, de pessoas ou de veículos de informação que agem de forma parcial ou “priorizam” o terror e o negativo, seja qual for o motivo.

Precisamos estar informados, mas é preciso ter critérios. Pense, acima de tudo, na sua saúde mental, que, aliás, é a que comanda sua existência por aqui. Ame-se mais. Pense: todos nós somos seres humanos e, por isso, temos virtudes e defeitos, entretanto, quando alguém, um grupo ou algum veículo de informação só foca o lado ruim de situações ou de pessoas, qualquer mente sã percebe que há algo estranho aí… Independente da posição, é saudável criticar construtivamente (de forma equilibrada, inteligente e democrática, até porque lutamos muito para conseguir a democracia), porém, é preciso também elogiar e dar notícias positivas.

Por outro lado, vamos refletir, em meio a tudo isso, onde está o verdadeiro sentido e função da política (e de muitos políticos). O que estamos vendo de muitos que deviam nos representar é a prática de qualquer coisa, menos da política em seu sentido verdadeiro. Portanto, pense e aja diferente nas próximas eleições.

Aos veículos de comunicação ou pessoas e grupos que estejam priorizando o caos, peço que reflitam e mudem a forma como estão agindo em nome da própria saúde e da saúde de suas famílias e da população que assiste e ouve, pois, quem vive neste ambiente negativo, mesmo que divulgando, está, direta ou indiretamente, bebendo do mesmo veneno.

Se nossos pensamentos e atitudes pendem para o negativo e para o pessimismo, assim será a nossa vida, nossos relacionamentos e nossos resultados. E vice-versa, pois pensamentos geram comportamentos. O ser humano está acreditando cada vez menos em si e sendo, por consequência, cada vez mais negativo, derrotado e portador de transtornos e grande parte disso por influências que recebe, de várias maneiras. Cria-se aí um processo que está destruindo a felicidade, tirando a paz, o equilíbrio, a saúde e até a vida de muita gente.

“A Psicanálise nos ensina não apenas o que podemos suportar, mas também o que devemos evitar. Ela nos diz o que deve ser eliminado”. (Freud)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.