Em busca da Saúde

Por André Sallum | 24/04/2020 | Tempo de leitura: 2 min

A situação planetária atual evidencia a importância da integridade do sistema imunológico na manutenção da saúde e permite que se reflita sobre algumas formas de se manter o precioso equilíbrio psicofísico.
Dentre os múltiplos conceitos acerca da saúde, a Organização Mundial de Saúde a define como um completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

As medicinas consideradas vitalistas, das quais fazem parte a Homeopatia, a Medicina Tradicional Chinesa, a Ayurvédica e a Antroposófica, dentre outras, possuem uma abordagem ampla e abrangente quanto aos elementos necessários à conquista, preservação ou recuperação da saúde. Essas medicinas vão além das áreas de atuação da medicina convencional, complementando-a ao oferecerem recursos preventivos e terapêuticos de grande valor para a melhora da qualidade da vida humana. Além dessas escolas médicas, existem também inúmeras abordagens psicológicas, as quais trabalham com aspectos emocionais, mentais e espirituais, buscando auxiliar os indivíduos na conquista do equilíbrio psíquico.

Confirmando conhecimentos e ensinamentos tradicionais, inúmeras pesquisas têm reconhecido a validade de práticas como a oração e a meditação, antigamente restritas aos ambientes religiosos, místicos e esotéricos, como excelentes ferramentas de promoção do equilíbrio emocional e mental, e consequentemente da saúde física. Incontáveis publicações científicas têm trazido evidências consistentes sobre a validade de tais práticas na promoção da saúde.

Graças aos meios de comunicação e às redes de informação disponíveis atualmente, inúmeras práticas promotoras da saúde têm se tornado cada vez mais conhecidas e acessíveis. Podem ser encontrados conteúdos de caráter preventivo e curativo sobre atividades físicas, alimentação, práticas para o equilíbrio emocional, exercícios meditativos e de relaxamento, músicas terapêuticas, além de áudios e vídeos voltados ao aprimoramento humano e à promoção do seu bem-estar integral. Esse universo de informações está à nossa disposição, bastando que cada um se disponha a usar parte do tempo disponível para alimentar seu interior com impulsos construtivos e transformadores.

Segundo uma visão integrativa e sistêmica, dentre inúmeras práticas e condutas que se fazem necessárias para se preservar ou recuperar a saúde integral pode-se citar um maior contato com a Natureza (o que já é considerado por cientistas como a vitamina “V” de verde, que traz comprovados benefícios ao ser humano), uma alimentação rica em vitalidade, ou seja, composta principalmente de produtos naturais (orgânicos, integrais, frescos) e minimamente processados, a busca de relações interpessoais mais fraternas e cooperativas, o engajamento em ações altruístas que tragam um sentido de pertencimento e de participação no bem-estar coletivo.

Parte integrante e indispensável da conquista da saúde integral é a busca interior, a jornada de autodescobrimento e de autotransformação até que se atinjam níveis mais profundos da consciência e onde se possa experimentar uma comunhão mais significativa com a vida e com os demais seres. Aliada a todas as demais práticas saudáveis, nunca se fez tão necessária e urgente essa busca, a fim de se preservar a integridade psíquica, fortalecer a fé, alimentar-se de entusiasmo e esperança e perseverar com serenidade e alegria, oferecendo o melhor de si ao mundo e à vida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.