Nunca foi tão importante ser saudável!

Por Rogério Cardoso | 22/04/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Durante as últimas quatro semanas pude conversar por meio de Lives feitas no Instagram com muitos profissionais de saúde renomados do Brasil e região para falar sobre a Codiv-19. Entre as principais conversas que tivemos foi que nunca foi tão importante ser saudável para lutar contra este vírus como agora.

O sobrepeso está se tornando o principal fator de risco relacionado à morte entre jovens no Brasil. A Covid-19 induz um efeito cascata de inflamação corporal exacerbada gerando uma grande volume de citocinas inflamatórias que são liberadas após a entrada na célula.

A pessoa que possui obesidade naturalmente já possui uma maior produção de citocinas inflamatórias no tecido adiposo. em decorrência desta obesidade. Este processo acontece pela migração dos macrófagos que reconhecem a célula adiposa maior como uma coisa estranha e com isso, nosso organismo entra em combate. Ou seja, o vírus faz com que o nosso próprio sistema imune combate a gordura em excesso entrando em crise e falência em muitos casos.

A obesidade é uma doença considerada relevante por muitos médicos nesta pandemia, mesmo que os exames bioquímicos estejam normais. Estar com obesidade faz com que a inflamação esteja no corpo, mesmo se nos exames não esteja apontada, pois todo o obeso tem um perfil inflamatório. Agora imagine o seguinte: a pessoa está obesa e já está inflamada e o vírus entra no corpo, aumentando este grau de inflamação. Isso pode ser uma bomba relógio.

O mais importante agora, neste momento, é manter sua imunidade no mais alto grau possível. O caminho é ter uma alimentação natural, comer o mínimo de alimentos industrializados e manter uma atividade física regular, de no máximo 40 a 50 minutos de forma moderada. Exercícios intensos não são muito indicados para a grande maioria da população. Se cuide e procure um profissional para te orientar! Até a próxima!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.