A harmonia da felicidade

Por Francisco Ometto | 18/04/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Sabedoria é uma palavra derivada do grego, equivalente a “Sofia”, que, por sua vez, vem de “sophos” (sábio) e tem como significado “aquilo que o sábio possui”. Já a palavra Filosofia é composta de duas palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade; e Sofia (Sabedoria). Como diria Pitágoras, “Filósofo é um amigo da Sabedoria”. Platão nos ajuda a entender melhor isso, quando ele - posteriormente a Pitágoras – buscando explicar melhor o sentido da Filosofia, defendia que filósofo não é aquele que possui o saber, mas sim quem busca conhecê-lo continuamente. Percebemos aí o dinamismo excitante da Filosofia. E é neste ponto que começa nosso raciocínio de hoje.

Caros Leitores, em contraposição acelerada ao principal ingrediente da Filosofia, (o dinamismo), vemos na atualidade um grande contraste entre o que se pensa e o que se faz e esse é um dos maiores danos que o ser humano causa nele mesmo, por incrível que muitos possam pensar.

De nada adianta, por exemplo, a eloquência, a persuasão ou temas mega modernos e até emocionantes, se quem se propõe a tratar disso não entende que nada vai mudar se não ensinarmos as crianças a crescerem com sabedoria, ou seja, aprendendo a lidar com as perdas, a valorizar os verdadeiros valores, a serem tolerantes, honestas, sinceras e dignas. Muitas de nossas crianças estão crescendo aprendendo informática, línguas, matérias curriculares, fazendo intercâmbios, etc., mas não estão crescendo aprendendo o valor da honestidade, da busca da justiça, da ética, dos valores, do gerenciamento das emoções, enfim, da sabedoria.

Reflita sobre muito do que se fala e se mostra hoje e você facilmente chegará a conclusão de que a atuação está estaticamente nas folhas, em tons até atualíssimos e chamativos, mas, infelizmente, abandonando o poder transformador das raízes. De que adianta ter diplomas acadêmicos e prejudicar pessoas? Ou abandonar valores e promessas? Ou deixar o egoísmo falar mais alto? Cultura acadêmica não define caráter.

Somos teoria quando vemos uma injustiça e não tomamos atitude. Somos prática quando lutamos para transformar o mundo num lugar melhor para todos, agindo sem considerar que quem diverge de mim não precisa ser meu inimigo.

Quando deixamos de ser estáticos, a vida começa a nos responder e a fazer sentido, pelo simples fato de que ela é dinâmica e a sintonia que resulta disso é avassaladora.

Um dos princípios da Filosofia (amiga da Sabedoria) é a dúvida e, em consequência diretamente proporcional, a reflexão. Isto vai incomodar muita gente, mas você não pode se incomodar com isso. Evolua, afinal, evolução tem tudo a ver com dinamismo e conflito não precisa ser necessariamente um confronto. Pense melhor no que pode estar “por trás” de uma afirmação (mesmo que seja de alguém muito “famoso” ou “importante”). Não acredite em tudo o que te falam, seja sabiamente seletivo.

Teoria e prática caminham de forma coerente em minha vida?”

“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia”. (Mahatma Gandhi)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.