Transição Planetária - Em busca da Serenidade

Por André Sallum | 17/04/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Vivemos tempos desafiadores, de mudanças em todos os níveis da vida individual e coletiva. Algumas dessas mudanças são esperadas há tempos pelos que reconhecem o período atual de transição planetária; outras tantas surpreendem a todos e desafiam as capacidades humanas de adaptação e superação.

Circunstâncias inesperadas, problemas complexos, necessidade de mudança de comportamentos e atitudes – essas e muitas outras situações têm se tornado cada vez mais frequentes, exigindo de todos e de cada um diversas habilidades psíquicas, como flexibilidade, paciência, perseverança, coragem, desapego, resiliência e bom humor.

Diante de tal realidade, a importância da serenidade se revela, especialmente em tempos como os que vivemos atualmente, e o cultivo da paz interior se faz cada vez mais necessário ante os desafios que se apresentam a todos nós.

Ocorre que essas e outras habilidades psíquicas, a fim de que se manifestem de modo eficaz, precisam ser desenvolvidas e cultivadas, o que requer suficiente atenção, cuidado e consciência, além de um sincero empenho na sua aplicação prática.

A fim de favorecer e facilitar as conquistas interiores, sempre foram ofertadas e disponibilizadas à humanidade instruções espirituais, as quais têm, entre seus propósitos, preparar as pessoas para que se tornem capazes de superar os desafios existenciais da melhor forma possível, sobretudo em fases como a atual, pois nunca foram tão necessários o conhecimento e a aplicação de princípios espirituais nas mais diversas situações do cotidiano.

De acordo com revelações espirituais diversas, estamos entrando em um período mais agudo da transição planetária anunciada há tempos, prenunciando a nova era de harmonia, fraternidade e paz que reinará em todo o planeta. Antes que essa conquista seja lograda, torna-se necessário um processo de purificação e transformação de múltiplos aspectos da vida e dos seres, o que em certos casos ocorre através de fenômenos como o que vivemos atualmente.

As pessoas que cultivam a serenidade, que procuram viver com simplicidade e pureza, que fortalecem a fé através da introspecção, da oração e da meditação, aliadas ao conhecimento espiritual correto e ao serviço altruísta, certamente possuem um tesouro de valor inestimável, pois essas conquistas interiores se farão imprescindíveis para se atravessar o período atual com equilíbrio.

Cada vez mais se faz necessário olhar para dentro, indo além dos aspectos superficiais de si mesmo e da vida, em busca da essência que há em todos os seres. Esse contato, quanto mais consciente e estável, mais fortalece a fé, além de trazer a certeza de que tudo obedece a desígnios superiores e benéficos, favorecer a paz interior e fortalecer o espírito diante de quaisquer situações que venha a enfrentar.

Períodos de recolhimento, silêncio, solidão e reflexão, alternados com outros de convívio e serviço externo, fazem parte de qualquer caminho espiritual genuíno, e, diante da situação de relativo isolamento social vivido atualmente, tem-se a preciosa oportunidade de experimentar vivências que estavam esquecidas ou negligenciadas pela excessiva e superficial atividade externa em que estávamos envolvidos. Pode-se, portanto, aproveitar uma condição aparentemente adversa para se ter experiências enriquecedoras, ressignificar conceitos e relações, redefinir prioridades e conquistar a tão necessária serenidade interior.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.