Carnaval Popular: garantia de folia e segurança

Por Rosângela Camolese | 13/02/2020 | Tempo de leitura: 3 min

Mais um ano de muita alegria e folia. É isso o que o nosso Carnaval Popular, um modelo mais democrático e familiar de diversão, pretende oferecer aos piracicabanos e turistas da cidade. Esta é a maior festa do país, aqui acontecerá no Largo dos Pescadores e também no Engenho Central, com shows de artistas locais e a participação de blocos tradicionais ou recém-criados.

Para oferecer o melhor para a cidade, além do trabalho da equipe SemacTur, contamos com o forte apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Unimed, além das Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes, Obras, Trabalho e Renda, Finanças e Meio Ambiente. Este ano, por orientação da Polícia Militar, nossa atenção será dobrada e, para que a festa seja garantida a todos, lançamos por diversos meios, divulgação sobre o que é proibido neste carnaval: entrada de coolers ou qualquer tipo de conservadora; bebidas e alimentos; spray de espuma e similares; aparelhos de som e materiais pontiagudos que podem ferir pessoas. Para garantir o cumprimento destas determinações, teremos revista e controle de acesso nos dois espaços. Essas medidas foram tomadas para que a brincadeira do carnaval seja sadia e plena para todos os públicos.

Queremos resgatar a história do carnaval com o bom humor das marchinhas, do samba enredo ao som de tambores e percussões típicas, e a grande participação de blocos na rua, como foi o início desta festa. Conta-se que durante a primeira metade do século 19 havia uma prática de origem portuguesa chamada “entrudo”, em que as pessoas de classes mais populares saiam às ruas para festejar com brincadeiras, máscaras e fantasias, um clima que queremos trazer de volta com alegria, música boa e uma folia sadia.

O Largo dos Pescadores receberá a abertura no próximo dia 21 de fevereiro, onde os foliões poderão curtir o show de Sandra Rodrigues. Pelo palco do Largo também passarão no sábado, domingo e na terça-feira, Patrícia Ribeiro, Telma Sturion e Elaine Teotônio. Como em todos os eventos naquele espaço, teremos área coberta para mesas e uma grande praça de alimentação montada pela Irmandade do Divino, graças ao trabalho de seus voluntários.

No Engenho Central a festa começa com a Sapucaia comandada pela banda Bafo de Onça, a partir das 14h do sábado; no domingo, teremos Samba & Prosa, Juca Ferreira, Banda Ziriguidum e Carlinhos do Cavaco e na segunda-feira, o Grupo Oitava Cor. A praça de alimentação estará com as Escolas de Samba de Piracicaba.

Os blocos que vêm se revelando como uma grande tendência carnavalesca no Brasil inteiro, também fazem parte dos nossos eventos, sempre chegando ao Largo dos Pescadores depois dos seus cortejos. Por lá passarão trazendo cultura popular e muita alegria o Cordão do Mestre Ambrósio, Bloco Pira Pirou, Bloco do Guri, Bloco Peixe Caipira, Bloco do Amor e Bloco da Ema.

Oferecer tudo isso aos nossos cidadãos e aos turistas que nos visitam não é trabalho fácil e só acontece graças ao apoio que recebemos de todos os parceiros de fora e de dentro da Prefeitura.

Neste Carnaval Popular pedimos a colaboração, a compreensão e a participação da família piracicabana. É para vocês que nós trabalhamos. Tenham um ótimo Carnaval!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.