Educação

Prefeito de Taubaté veta projeto que visa autorizar homeschooling no município

Mensagem de veto de Saud cita que projeto ofende o princípio do pacto federativo; ensino domiciliar é proibido no país pelo STF, mas texto que regulamenta a prática tramita no Congresso Nacional

Por Da Redação | 11/07/2022 | Tempo de leitura: 1 min

Escola da rede municipal de Taubaté
Escola da rede municipal de Taubaté

O prefeito de Taubaté, José Saud (MDB), vetou o projeto que visa autorizar o ensino domiciliar na educação básica do município.

No veto, Saud reproduz uma mensagem da secretária de Educação, Vera Hilst, que aponta falhas na proposta.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba matérias exclusivas. Fique bem informado! Acesse: https://bit.ly/ovale-agora-36

A secretária cita que o Tribunal de Justiça já considerou, em outro caso, que a aprovação de uma lei municipal nesse sentido ofende o princípio do pacto federativo, no que tange à competência para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

A Procuradoria Jurídica da Câmara, que já havia se posicionado contra o projeto anteriormente, recomendou que o veto seja mantido. “O município não possui competência legislativa para tratar da matéria em questão”, destacou o órgão técnico.

O veto do prefeito deve ser analisado pelos vereadores em agosto, quando terminar o recesso parlamentar.

HOMESCHOOLING.
O projeto havia sido aprovado pelos vereadores no fim de maio. Na ocasião, apenas Elisa Representa Taubaté (Cidadania) e Talita Cadeirante (PSB) votaram contra a proposta, que foi apresentada por Marcelo Macedo (MDB), líder do governo Saud.

No projeto, Macedo diz que o jovem do homeschooling poderá receber certificado de conclusão do ensino médio a partir dos 15 anos. Para isso, bastaria tirar pelo menos 500 pontos na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ao menos 450 nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

O homeschooling, termo em inglês que representa o ensino domiciliar, não é permitido atualmente no país porque em 2018 o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que não há lei que o regulamente.

Tramita no Congresso Nacional um projeto que visa regulamentar o ensino domiciliar no país. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em maio, e passará pela análise do Senado.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.