Duas ruas de São José apresentaram a maior concentração de ocorrências de roubos a celulares no mês de maio em São José dos Campos. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública), que divulgou que a RMVale teve 1.375 boletins de ocorrência dessa natureza desde o início do ano.
Em maio, a cidade registrou 67 ocorrências de roubo a aparelhos de celular. No total, 5 delas foram na Avenida Anchieta, no bairro Jardim Nova América na região central da cidade. Um dos roubos ocorreu no dia 5 de maio, de manhã. Duas delas foram no mesmo dia 6 de maio, em via pública, às 18h30. Contudo, no mesmo dia, aconteceu um roubo em uma residência. A outra ocorrência aconteceu no dia 30 de maio, também em via pública, no período manhã.
Já a Rua Moxoró, que fica no bairro Chácaras Reunidas, teve dois roubos seguidos, no mesmo horário, no dia 14 e 15 de maio, às 04h30. No dia 17, às 16h30, outra pessoa teve o celular roubado no mesmo local.
São José dos Campos foi a cidade da região que mais registrou roubo a celulares em 2022, com 397 ocorrências desde janeiro até maio, o que representa 28% de todos os roubos a aparelhos da região. Contudo, os roubos de celulares diminuíram 42% na RMVale se comparados com o mesmo período do ano passado. De janeiro a maio do ano passado, foram registrados 2.390 boletins de ocorrência reportando esse tipo de crime, que ocorre quando um indivíduo rouba diretamente o celular da vítima por meio de ameaça ou agressão. Já em 2022, foram registrados 1.375 B.O. no mesmo período.
O Governo de SP atribuiu a diminuição do roubo a celulares, que foi de 20% em todo o estado a Operação Sufoco, que foi realizada apenas uma vez no Vale do Paraíba.
"O cerco aos ladrões de celulares tem como alvo principal as quadrilhas do PIX, que atacam as vítimas para fazer transferências de dinheiro", disse a governo estadual.