André Aquino

ZKitchen aposta em ações sustentáveis e na versatilidade da marca

Por André Aquino, chef de cozinha | 23/06/2022 | Tempo de leitura: 2 min

ZKitchen aposta em ações sustentáveis e na versatilidade da marca
ZKitchen aposta em ações sustentáveis e na versatilidade da marca

Hoje vou dedicar essa coluna para um assunto que acredito ser de extrema importância, ou seja, um mundo mais sustentável. Para isso, fui visitar ZKitchen, em São José dos Campos, aberto em 2021 e que detém três marcas operantes que servem mexicana (Gua.Co), tailandesa (Thai Break) e brasileira (QualiCook) e brasileira, através do sistema de delivery 

“A economia compartilhada e o consumo colaborativo tem impactado e muito os modelos de negócio tradicionais. Do ponto de vista de gestão, isso traz uma gama de possibilidades. Como no nosso caso, que operamos três restaurantes de comidas típicas de nacionalidades diferentes num único espaço”, explica o diretor da ZKtichen, Renato Andrade. 

Para Renato, o sucesso deste novo modelo vai muito além do seu baixo custo. “O modelo de economia colaborativa impacta diretamente nos preços. Com a operação mais barata, a tendência é que o nosso cliente também possa pagar menos. Assim, promove-se mais acessibilidade, com mais pessoas consumindo nossos produtos e conhecendo melhor nossos serviços”, esclarece o empresário. 

VAMOS VER COMO FUNCIONA A SUSTENTABILIDADE 

Fiquei realmente encantado com as práticas sustentáveis adotada pela ZKitchen. “Para nós, sustentabilidade é um valor e uma estratégia. Está incorporada no nosso jeito de trabalhar na Zkitchen. Mas, para funcionar de verdade, todos nós devemos ter consciência do que a sustentabilidade significa. Por isso, todos nossos colaboradores passam por treinamento já que a empresa promove o descarte correto, a reciclagem, a compostagem, o gerenciamento de resíduos e a captação e a reutilização da água da chuva”, diz Andrea Andrade, uma das sócias da ZKitchen. 

Hoje, a ZKitchen gera, como uma cozinha profissional, 18% de lixo reciclável, cerca de 76% de lixo orgânico e 100% do compostado é recolhido pela Organe-se, empresa de compostagem urbana. 11% dos resíduos recicláveis são encaminhados para a coleta seletiva da cidade de São José dos Campos e 13% de rejeito é encaminhado para o aterro sanitário. 

No último ano, a ZKitchen iniciou uma parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil com o intuito de reduzir e otimizar os recursos e o consumo geral e assim, evoluir para conquistar a Certificação Rumo ao Lixo Zero. 

“Como empresários responsáveis, precisamos gerir nossos negócios à luz dos objetivos do desenvolvimento sustentável, adequando as estratégias ao nosso contexto e ao nosso tamanho de empresa. Na verdade, estamos falando em avançar nas estratégias e ações integradas em prol do meio ambiente, do social e da governança responsável e transparente na prática, no contexto de um pequeno empreendimento”, finaliza Andrea. 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.