Livro corrupção

“A corrupção no Brasil não é só política, mas cultural”, diz autora de manual anticorruptos

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 2 min

“A corrupção no Brasil não é só política, mas cultural”, comentou a advogada e especialista no tema pela International Anti-Corruption Academy (IACA), de Viena, Monica Rosenberg, que publicou o livro “Somos todos corruptos? Pequeno manual do ético-chato”. O manual busca uma reflexão para as pessoas sobre como agir contra a corrupção que atinge todas as esferas da sociedade.

Em entrevista concedida na sede de OVALE, Monica Rosenberg, que também é uma das fundadoras do ‘Instituto Não Aceito Corrupção’, falou que a corrupção permeia nas relações sociais em todos os níveis e causa grandes malefícios. “É muito confortável você dizer “todo mundo é corrupto, então eu não preciso mudar”. E na verdade, todo mundo não é corrupto. Se eu sou, eu posso mudar, me responsabilizo para fazer a mudança. Assim, você tem uma mudança na sociedade.”

A autora afirmou que o Brasil tem muitos problemas como a fome e o desemprego, mas com o nível de corrupção e o sistema burocrático, não se pode resolver estes problemas sem reverter a cultura. “Não aceitamos que as pequenas corrupções passem impunes, isto é, desde falsificar uma carteira de estudante para pagar meia, pedir dois recibos para o médico para cobrar do plano de saúde, uma caixa para o guarda resolver uma multa. Mecanismos que achamos normal.”

“As pessoas precisam enxergar o que está no alcance, soma das pequenas mudanças que podem fazer. Infelizmente, todo mundo conhece alguém que tem esquema e começa por aí.” Complementou, Monica.

Educação 

Segundo a autora, no momento em que as pessoas entenderem sobre a corrupção e como podem agir, começarão a exigir dos representantes uma outra postura, como cobrar a prestação de contas do que está fazendo com o dinheiro, e o primeiro passo é a educação, já que “é a maior ferramenta de combate à corrupção. Não é por lei, operação da Polícia Federal. É por educação, combate à impunidade, sistemas menos ameaçador. Um povo sem educação fortalece a corrupção.”

“Historicamente o brasil é corrupto, então não dá pra mudar? O país tinha hiperinflação, fumava, hoje não, foi mudança cultural. Eu uso ético chato pela questão do meio ambiente. Há 30 anos, quem falava de ecologia não era levado a sério e hoje tivemos uma mudança cultural, é um valor meu em defesa do meio ambiente. Os jovens principalmente defendem o que é certo, integridade.”

Livro

O livro é guia gratuito, no formato livro de bolso, e conectado às questões atuais. Segundo Monica, voltado às pessoas que sentem vontade de agir para reverter a cultura de corrupção que está prejudica o país, mas não sabem por onde começar. 

“O público-alvo é para todos que percebem que o Brasil está com corrupção em excesso, ou seja, todos menos os corruptos que estão eleitos. Ele é prático e objetivo para que as pessoas entendam que têm um papel fundamental na mudança, pois não vai acontecer dos políticos. Nós temos que começar essa mudança.”

Sobre o livro:

Somos Todos Corruptos? Pequeno Manual do Ético-Chato

Autora: Monica Rosenberg

127 páginas | R$: Gratuito 

Exemplar disponível em: www.somostodoscorruptos.com.br

 
 

Comentários

Comentários