Carlito Paes

A importância da Fé para a vida

A definição bíblica para fé mais objetiva e conhecida vem do autor da carta aos hebreus

Por Carlito Paes, Pastor Lider da Igreja da Cidade, escritor, professor e empreendedor social | 03/06/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Quando falo de fé em Deus, no seu conceito mais amplo, não estou resumindo apenas nas definições associativas de igreja, seja ela católica ou evangélica, pentecostal ou protestante, carismática ou tradicional, e nem de seus líderes, padres ou pastores, bispos ou líderes em geral, estou falando de um relacionamento espiritual com Deus, algo maior do que práticas religiosas. Algo que não podemos ver ou tocar, mas podemos receber e desenvolver. A definição bíblica para fé mais objetiva e conhecida vem do autor da carta aos hebreus: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” - Hebreus 11:1, portanto na perspectiva bíblia não temos fé vendo para crer depois, mas crendo para ver depois.

Será mesmo que quem tem fé vive mais? Vive melhor? Cada vez mais pesquisadores chegam a conclusão que sim e publicam suas teses e livros afirmando que a fé melhora a qualidade de vida das pessoas, a despeito de todo preconceito que o tema ainda tenha no meio intelectual e acadêmico.  Em particular eu acredito que a fé saudável ajuda as pessoas, a viverem mais e melhor, sinto isto em minha própria qualidade de vida e também percebo isto nas pessoas que encontro. Todavia, eu não sou um cientista ou pesquisar técnico do tema, lendo uma entrevista do Dr. Harold G. Koening, sua tese é lúcida, clara e brilhante; e ele foi cirúrgico em suas respostas, abordando o tema de forma muito lógica e convincente para todo tipo de leitor, ele que já escreveu mais de 300 artigos sobre o tema e publicou mais de 40 livros sobre o assunto, afirma que a fé ajuda as pessoas em diversos aspectos da vida prática do cotidiano; como reduzir o stress, gerando conforto em momentos difíceis e levando o indivíduo a assimilar hábitos saudáveis.  

Em síntese suas teses, afirmam que a fé nos ajuda a viver melhor por que: 1.  A Fé atribui significado a vida! Isto é; gera uma vida com propósitos. Enfim, entendemos que não estamos aqui neste mundo simplesmente para ter, consumir e reter, estamos aqui para viver e construir, deixar um legado para vida de outras pessoas. Ele está absolutamente certo, a fé em Deus nos leva a entender que não estamos aqui por acaso, fomos criados por Deus para servir. E em particular para a fé cristã, nosso modelo é Jesus, que mesmo sendo Deus, veio à terra servir, nos ensinar que devemos viver para além de nós mesmos. A fé nos ajuda nas decisões e escolhas diárias, facilitando a vida e assim reduzindo nossos esforços desnecessários. 2. A Fé reúne gera relacionamento e sociabilidade; o segundo fato que ele defende é absolutamente coerente também! Pessoas de fé tendem a se unir em grupos para ajudar em causas comuns, e com isto elas geram apoio social para si e para o próximo, com isto elas acreditam nas mesmas coisas, gerando apoio social, espiritual e até financeiro mútuo, consequentemente gerando uma vida melhor para todos que desfrutam destes relacionamentos comuns. 3. A Fé proporciona, em geral, hábitos mais saudáveis de qualidade de vida, como: ingerir menos álcool, evitar o fumo, não realizar sexo de risco e promíscuo com múltiplos parceiros, e o sedentarismo, a fé faz as pessoas se mexerem mais! É fato que os mandamentos da vida comunitária estimulam a boa saúde. Mais uma vez, faço a apologia direta a fé cristã, devido aos benefícios gerados pela vida de hábitos emocionais saudáveis recomendados pela fé cristã, como ser perdoador, amoroso, paciente, temperante, perseverante, equilibrado, são recomendações feitas a exaustão nos escritos do Novo Testamento, sejam nos evangelhos de Jesus Cristo ou nas cartas do Apóstolo Paulo; que são elementos que contribuem diretamente para uma vida mais saudável.

Portanto, viva mais e viva melhor, viva diariamente professando uma fé verdadeira, saudável e comunitária, amando a Deus e servindo a pessoas ainda mais neste tempo de pandemias, doenças, guerras, violência, intolerância e ganância, gerando ansiedade, incertezas, dúvidas e medo. Viva uma fé intencional, relacional e pessoal, você será uma pessoa mais humana e solidária, experimente!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.