Cinema

"Essa história começou em Taubaté", conta Jeferson De, novo membro da academia do Oscar

Por Thais Perez |
| Tempo de leitura: 2 min
Jeferson De
Jeferson De

O diretor taubateano Jeferson De aceitou o convite para participar da academia de um dos prêmios mais importantes do cinema, o Oscar. O convite foi feito a Jeferson e outros cineastas como Selton Mello, Bruno Barreto e outros brasileiros nesta semana. Ele fará parte de uma lista de diretores, atores e produtores de diversos países.

"Aceitei o convite com muita honra", disse Jeferson com exclusividade a OVALE. "Estar ao lado dos grandes criadores do cinema é uma grande honra e é uma alegria enorme poder participar ativamente da construção do cinema", completou o taubateano.

Jeferson De lançou seu primeiro longa-metragem em 2011, chamado "Bróder", que foi selecionado no 60º Festival de Berlim e tendo recebido o prêmio de melhor filme pela APCA (Associação Paulista de críticos de arte) e 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O roteiro do filme foi selecionado no VI Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance.

Em 2013 foi ganhador do 2º Emmy Kids Awards e do Prix Jeunesse Iberoamericano na categoria ficção para 12 anos. Seu segundo longa-metragem foi “O Amuleto”, e em 2016 lançou “Correndo Atrás”, baseado no livro de Helio de La Peña. Em 2018, lançou o longa "M8 – Quando a Morte Socorre a Vida" sobre um jovem estudante de Medicina, e em 2021, "Doutor Gama", obra biográfica sobre o advogado abolicionista Luís Gama. Atualmente, Jeferson está dirigindo a novela "Além da Ilusão", no ar às 18h na TV Globo.

O sucesso de Jeferson De fez com que ele se tornasse um dos principais representantes do cinema brasileiro no mundo, o que foi coroado com o convite feito pela academia. "Isso me remete o impacto que os cinemas de taubaté tiveram na minha carreira. O Cine Metrópole, o Cine Palas... poder assistir os filmes de Mazzaropi... fico muito feliz dessa história incrivel que começou na zona rural de Taubaté", finaliza.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é uma organização profissional honorária dedicada ao desenvolvimento da arte e ciência do cinema. Fundada em 11 de maio de 1927, na Califórnia, Estados Unidos, é composta por mais de oito mil membros. Apesar de a maior parte deles serem estadunidenses, a filiação é aberta a cineastas qualificados de todo o mundo. São os membros dela que escolhem os filmes indicados e vencedores do Oscar.

Comentários

Comentários