André Aquino

Quem gosta de um bom pastel?

Por André Aquino, chef de cozinha | 25/08/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Quem gosta de um bom pastel?
Quem gosta de um bom pastel?

Não podemos deixar de ressaltar a infinidade de pessoas que fazem comidas incríveis. Por vezes, nos lembramos apenas dos grandes restaurantes, mas sempre tem uma vizinha que faz um bolo delicioso, aquele conhecido que faz uma torta muito boa, aquele carrinho de lanche que tem um pão super macio. E, hoje, vou falar de um pastel que me surpreendeu, o ‘Pastel da Lu’ (insta: @pastelnalu), que fica em Taubaté. O que mais chamou minha atenção foi a quantidade de recheio, afinal, nada pior que pedir um pastel e você ficar caçando o recheio. Então, se recomendo? Bom, eu já vou pedir hoje novamente. 

Evento no Clube da Escola da Aeronáutica de Guaratinguetá 

Na última semana, tive o prazer de participar, em Guaratinguetá, de um evento que uniu história, cultura e vinho, em uma confraternização do CASOF (Clube dos Oficiais da Aeronáutica/EEAR). Conversar sobre a história é valorizar nossa cultura, então que tal conhecer um pouco a respeito? Em 1532, Martim Afonso de Souza foi o primeiro a trazer videiras para o Brasil, enquanto Brás Cubas, fundador da cidade de Santos, é reconhecidamente, o primeiro a cultivar a vinha em nossas terras. No ano de 1875, com a chegada dos imigrantes italianos e o hábito de tomar vinho, é que acontece o “surto de crescimento” da vitivinicultura gaúcha no país. 

Hoje, nos tornamos um grande produtor de vinho, e o brasileiro aprendeu a admirar essa bebida. O consumo de vinho no país também subiu cerca de 18% em 2020, de acordo com medição da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Foram 430 milhões de litros, elevando a média per capita do brasileiro para 2,6 litros de vinho no ano. 

Parabéns ao Brigadeiro Antônio Marcos Godoy Soares Miomi e a 2ª Tenente Amália Fernanda Costa (nutricionista) pelo evento.  

Que tal esticar até Minas? 

Uma das grandes vantagens do Vale do Paraíba é percorrer diversos locais em pouco tempo, afinal, estamos entre SP e RJ, além do fácil acesso ao litoral Paulista, bem como Paraty (RJ), ou subir para Campos do Jordão em poucos minutos. Mas, que tal esticar até Gonçalves? Foi o que eu fiz. 

Primeiro, parei no Restaurante ‘Sauá’ e tive que provar o famoso Fettuccine Artesanal, com shiitakes, brócolis, alho confit e rúcula. Vou ser sincero, fui bem crítico, pois sabe quando você acorda “meio azedo”? Estava assim. Mas, para grata surpresa, este prato ajudou a melhorar o meu dia, pois o sabor, textura e aroma, proporcionaram uma verdadeira mistura de sensações na primeira garfada. Mas, existem diversos outros pratos que valem a pena provar. Saí de lá e fui para o ‘AMAMA’ provar os sorvetes artesanais. Quem me conhece sabe que esse é meu ponto fraco, sorvete!  Ali, inclusive, você pode provar sorvete com leite vegano, mas desta vez fui nos tradicionais mesmo. Para finalizar, um delicioso café no ‘Maison Pio Empório e Café’, que também tem diversos pratos. Então, meus amigos, às vezes é bom esticar as pernas e passear um pouco por tantas belezas próximas a nós. 

Bom final de semana e bom apetite. 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.