De acordo com dados divulgadas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o empreendedorismo feminino no país volta a tomar fôlego após grandes dificuldades enfrentadas durante a pandemia da Covid-19.
Os dados da pesquisa são referentes ao último trimestre de 2021 e mostram que o ano fechou com 10,1 milhões de mulheres à frente de negócios no país, índice que se iguala ao obtido no último trimestre do ano de 2019, antes do início da pandemia. Para comparação, em 2020, o número de mulheres no comando de empresas havia sido reduzido a 8,6 milhões.
O estudo foi elaborado com base nas informações da Pnadc (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), e alerta que mesmo após grande recuperação, a participação das mulheres no mundo do empreendedorismo ainda é baixa, representando apenas 34% do total.
Quando observado o cenário entre donos de negócios que empregam, a representatividade feminina se mostra ainda menor. Após a pandemia, no final de 2021, o Sebrae registrou 1,1 milhão de mulheres à frente de empresas que contratam empregados, enquanto em 2019 o número era de 1,3 milhão. Vale ressaltar que o resultado obtivo no final do ano de 2021 mostra que apenas 11,4% do total de negócios que empregam possuem uma mulher como dona.
Pensando na força empreendedora feminina e nos desafios de mercado vivenciados por esta população, OVALE organiza no mês de julho um grande evento para reflexões e troca de conhecimentos sobre protagonismo feminino e empreendedorismo: o ‘Mulheres em Movimento’, com a participação de mulheres que são importantes nomes para a região da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e que transformam a sociedade ao seu redor.
O evento é aberto ao público e contará com palestras e painéis com o objetivo de incentivar o diálogo e ações em prol do empreendedorismo feminino. O encontro acontecerá no próximo dia 5 de julho, das 13h às 18h, no Teatro Colinas.
Participe! Veja a programação completa e faça aqui a sua inscrição aqui!