Padaria do Jarbas

Adeus, Jarbas: Taubaté se despede do dono da tradicional 'Padaria do Jarbas'

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 2 min

Taubaté perdeu nesta última quinta-feira Jarbas Afonso Neves, de 89 anos,  um ícone de sua gastronomia, comerciante e proprietário de uma das mais tradicionais padarias da cidade e de toda a região, que levava o seu nome: ‘Padaria do Jarbas’, instalada no centro desde 1947. Amigos e familiares despediram-se nesta sexta-feira do empresário, que foi velado e sepultado em meio a uma série de homenagens.

O legado, porém, fica. 

A tradição da produção de massas já passa pela 4ª geração da família. Ela começou com o português Antônio Afonso Ferreira Neves, pai de Jarbas, que desembarcou no Rio de Janeiro em 1927 e abriu a primeira padaria no bairro de Botafogo. 

Os ensinamentos nas áreas de panificação, doces e negócios, desde aquele tempo, são transmitidos de geração a geração, fortalecendo o DNA da família, referência de qualidade.

Atualmente, a família possui duas unidades, uma delas, mais nova, sendo gerenciada pelos netos Lucas e Bruna Montesi Neves, na avenida Itália. 

O filho Jarbas Afonso Neves Junior destacou o legado do pai. “Ele era ícone pelos comerciantes, um dos mais antigos. A padaria foi sempre uma empresa na área de panificação sendo vanguarda. Trazia para a cidade grandes marcas de chocolates e lançando novos produtos de primeira linha”, disse. “Meu pai faleceu nesta quinta, e hoje sexta (8) é comemorado o Dia do Panificador. É muita coincidência. Ele criou a Associação dos Panificadores no Vale há anos e sempre fazia o trabalho com dedicação. Os antigos funcionários, passam até hoje aqui e emociona bastante”, afirmou.

UNIÃO.

O filho destacou também que a união da família sempre foi o ingrediente fundamental para os Jarbas -- Silvia Regina, a sua mãe, sempre foi o braço direito do pai, parceira nos negócios e  na vida (estavam juntos já havia  63 anos). “Ele sempre foi muito família, muito religioso, devoto de Nossa Senhora Aparecida. A memória dele é um exemplo de amor e dedicação, deixando sua marca em diversas gerações de Taubaté e região”.

Tradicional, a ‘Padaria do Jarbas’ vive. Além da tradição e de produtos incríveis, no entanto, o cardápio ganham uma nova opção: a saudade, servida com (muito) orgulho e gratidão. 

“Os melhores ingredientes trabalhados por hábeis mãos resultaram, sem dúvida, nos melhores pães que sustentam uma tradição passada de geração para geração”, comentou a família a OVALE.

 

 

Comentários

Comentários