Movimento, destreza e técnica. Essas foram as características que levaram o jacareiense Alex Lee para o show de talentos "MasterChef Profissionais" (Band). Focado em resgatar a culinária oriental, Lee revolucionou o jeito de cozinhar com seu método batizado de Kung Food.
"Cozinho procurando o kung fu (artes marciais chinesas), buscando sempre movimentar meu corpo, expressando-me. E isso reflete 100% no pratos. As pessoas notam essa diferença", afirmou ele.
Lee defende que a gastronomia deva ser vista como arte, onde a cozinha é o grande palco. "Se você está em um sushi bar, por exemplo, você quer ver as pessoas trabalhando do outro lado. Esse é o show. Por isso tem de existir movimentos bonitos, como uma 'dança'. Foi isso que tentei passar no 'MasterChef'", declarou.
CENÁRIO.
Por trás das câmeras do programa "MasterChef" e do glamour da televisão, Lee conta que a vida de cozinheiro não é simples. "Ficar ali bonitinho na frente do fogão, jogando as coisas para cima e flipando a frigideira é apenas 20% do trabalho. Os outros 80% são limpar a geladeira, o chão, a louça, o banheiro.
Não é brincadeira", disse. "A profissão hoje em dia é mais valorizada e glamourizada, mas ainda é mal remunerada", ponderou. O chef sonha em abrir na sua cidade um restaurante escola. E em breve, deve lançar seu canal no YouTube.