Economia

Exército e Avibras têm contratode R$ 216 milhões para viaturas

Por Xandu Alves@xandualves10 |
| Tempo de leitura: 2 min
Defesa. O Sistema Astros, adquirido pelo Exército Brasileiro, pode lançar foguetes a grandes distâncias
Defesa. O Sistema Astros, adquirido pelo Exército Brasileiro, pode lançar foguetes a grandes distâncias

O Exército Brasileiro assinou contrato com a empresa Avibras, que tem sede em São José dos Campos, para a aquisição de 13 viaturas do Sistema Astros, capazes de lançar foguetes a grandes distâncias.

Os veículos custarão R$ 216 milhões e serão entregues no prazo de 2 anos, todos do modelo MK-6, de sexta geração. As viaturas incorporam sistema de comando e controle digitalizado e tecnologias como GPS, rádios criptografados, computadores e navegação digital.

Segundo o Exército, a compra se dá por meio do Programa Estratégico Astros 2020, que visa equipar os militares com o que há de mais moderno em veículos lançadores de mísseis.

As 13 viaturas são parte do terceiro lote de entregas do programa e irão equipar o 16º Grupo de Mísseis e Foguetes.

"Esse contrato caracteriza mais uma etapa que irá proporcionar uma nova capacidade de apoio de fogo à Força Terrestre, batendo alvos com maior precisão e à longa distância", informou o Exército.

PROGRAMA.

Até o momento, segundo a Avibras, foram entregues 29 veículos novos, de uma previsão de 50, além de 38 viaturas modernizadas.

Com início em 2012 e término em 2023, o Programa Astros 2020 contempla projetos de pesquisa e desenvolvimento, aquisição e modernização de viaturas e construções militares.

Segundo o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, secretário de Economia e Finanças do Exército, o programa Astros 2020 tem grande importância pelo seu poder dissuasório.

"O desenvolvimento de mísseis de até 300 km de alcance coloca o Exército num patamar diferenciado em termos de capacidade dissuasória".

Programa prevê desenvolvimento de míssil tático de cruzeiro e foguete guiado

Além das viaturas, o Programa Astros 2020 tem ainda em seu escopo o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro e do Foguete Guiado, e a implantação do Forte de Santa Bárbara, em Formosa (GO).

Segundo a Avibras, empresa integrante da Base Industrial de Defesa do Brasil e principal integradora do programa do Exército, ambos os equipamentos estão "em fase final de conclusão".

Para Leandro Villar, vice-presidente da Avibras, programa fez com que a empresa introduzisse em sua produção o desenvolvimento de produtos novos. "Depois desse programa é uma nova Avibras, principalmente pelas possibilidades de exportação". Segundo a empresa, as viaturas do Sistema Astros na versão MK6 refletem "o estado da arte neste produto, altamente aceito no mercado internacional".

Comentários

Comentários