A Justiça Federal do município de Sinop (MT) determinou a prisão dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, condenados por provocarem a queda de um avião da Gol com 2006, que matou 154 pessoas.
O acidente aconteceu no dia 29 de setembro de 2006, quando o Boeing 737-800 da Gol, que voava de Manaus a Brasília, foi atingido em pleno voo por um jato Legacy pilotado por Lepore e Paladino, que ia de São José dos Campos em direção à capital amazonense.
A determinação da prisão dos dois americanos é do juiz André Perico Ramires dos Santos, que ordenou o envio dos mandados de prisão para a Polícia Federal e a inclusão dos nomes de Lepore e Paladino na base de dados da Interpol.
Os pilotos do jato Legacy foram condenados a três anos de prisão em regime aberto. O processo transitou em julgado em 2015. O Ministério da Justiça chegou a emitir a intimação, mas o Departamento de Justiça Norte-americano afirmou que não existe jurisdição para aplicar a sentença brasileira.
A empresária Rosane Prates de Amorim é viúva de uma das vítimas da tragédia e espera que a decisão judicial seja cumprida.
Ela não aceitou o acordo de indenização para continuar com o processo criminal."Não posso dizer que estamos felizes porque não é um motivo de felicidade o que aconteceu, mas a gente começa a ter um pouco de conforto em tudo isso. São 11 anos batalhando para que eles paguem pelo crime que cometeram e isso vai nos trazer um pouquinho de conforto"..