Normalmente, na ceia de Natal, é comum receber mais pessoas do que a mesa de jantar comporta, gerando dúvidas de como posicionar os itens necessários, como pratos, copos e talheres, para que todos se sirvam sem dificuldades. Segundo a personal organizer Margô Belloni, quando não se tem assentos para todos, a recomendação é servir o jantar à americana.
"Nestes casos, pode-se servir a comida em forma de buffet, ou seja, os pratos são dispostos em uma única mesa - que pode ser a própria mesa de jantar - ou um aparador, e os convidados se servem à vontade", afirma a especialista, que em parceria com a empresa Etna preparou um guia de como organizar melhor a mesa no dia da ceia.
A profissional ainda conta que é comum em um jantar de Natal, mesmo quando se tem uma mesa grande, que os convidados fiquem entre os sofás, cadeiras ou pufes pela casa. "Como as pessoas se deslocam o tempo todo, é interessante dispor a louça, taças e talheres em um aparador e deixar a mesa de jantar livre para compor arranjos florais e velas", comenta.
Não é porque é Natal, que todos os objetos que irão compor a mesa da ceia precisam ter essa temática. A personal organizer afirma que a melhor forma de conquistar uma decoração elegante é mesclar itens natalinos, com louças que já se tenha em casa. "O anfitrião da noite pode optar por toalhas, guardanapos e aparelhos de jantar mais simples e caprichar nos acessórios".
Nem só de talheres, pratos e taças se faz a decoração da ceia. De acordo com a parceira da Etna, é possível criar visual incrível utilizando peças como bolas, luzes decorativas e até mesmo personagens natalinos de pelúcias. "Centros de mesa feitos com taças e bolas de Natal, pisca-pisca em locais estratégicos, arranjos temáticos que remetam à data e velas personalizadas ajudam a transformar uma simples mesa em algo digno de novela", destaca.
CORES.
Para finalizar, Margô conta que a escolha das cores que irão compor a decoração da mesa não precisa seguir a tradição do verde e vermelho, porém as tonalidades precisam "conversar" entre si. "Hoje em dia é possível criar decorações com cores mais ousadas, como o rosa, azul e roxo, e adquirir um visual mais refinado. Para os mais tradicionais, o vermelho, verde, prata e dourado nunca saem de moda e podem ser usados, até mesmo, intercalados com as tonalidades citadas acima", conclui..