Ideias

O FUTUROINCERTODE SÃO JOSÉ

Por Marcos MeirellesJornalista | 28/07/2017 | Tempo de leitura: 2 min

Os 250 anos de São José poderiam inspirar seus moradores a refletir sobre o presente e o futuro da maior cidade do Vale. Quando conheci São José, no final da década de 80, esta era uma provinciana cidade industrial, com toda a economia girando em torno de megaempresas e de um boom da construção civil provocado pela circulação farta de dinheiro. Quando me mudei para a cidade, no início da década de 90, o tempo da bonança industrial havia chegado ao fim. A Embraer enfrentava a maior crise da sua história e as indústria automotiva patinava com a abertura de mercado promovida pelo governo Fernando Collor.

O boom da construção civil havia sido substituído pelo crescimento desordenado na periferia e a favelização de áreas próximas ao centro. A população joseense vivia um tempo de desalento, embora a expansão gradual do setor de serviços apontasse um novo horizonte. O fim da década de 90 e toda a década de 2000 foi um novo tempo de bonança em São José. A Prefeitura multiplicou suas receitas e investiu em projetos de urbanização. Novas avenidas singraram o espaço urbano e loteamentos e prédios de alto padrão se multiplicaram de norte a sul. Praticamente do nada, surgiu toda uma nova região residencial de alto padrão, no Jardim Aquarius. No início da década atual, a pujança do setor de serviços sinalizou ter atingido seu teto. A indústria, caminho sem volta, definhou ainda mais. O Poder Público percebeu os riscos à cidade e tentou, sem sucesso, multiplicar o potencial de geração de empregos e de novos negócios nas empresas tecnológicas. E assim, aos 250 anos, São José se vê em uma encruzilhada: presa às glórias do passado, com uma qualidade de vida ainda invejável para os padrões brasileiros, mas com um futuro incerto.

O desafio de São José, portanto, é se reinventar. E isso passa necessariamente pela capacidade do Poder Público de identificar e estimular o potencial criativo dos próprios joseenses. Estímulo à economia criativa, soluções inteligentes de urbanismo, engajamento e interatividade e políticas para a juventude estão na ordem do dia das cidades focadas no futuro. São José estará preparada para ir além, definitivamente, do tripé indústria-comércio-serviços?.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.