A novela "Segundo Sol", da Globo, que estreia nesta segunda-feira (14), já chega à TV envolta de polêmica. O MPT (Ministério Público do Trabalho) enviou à emissora uma Notificação Recomendatória.
A novela, ambientada na Bahia, Estado com o maior percentual de população negra no Brasil, segundo IBGE 2013, tem sido alvo de críticas devido ao baixo número de atores negros no elenco.
O MPT entende que "o não espelhamento da sociedade nos programas televisivos gera a perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra".
"Decidimos expedir essa nota, com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial. Apesar de ser uma obra artística e aberta, consideramos que ela tem como obrigação incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade", explicou Valdirene Silva de Assis, coordenadora nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho).
rECOMENDAÇÕES.
No documento, o MPT realiza 14 recomendações à emissora, tais como: elaboração de um Plano de Ação que contemple medidas para garantir a inclusão, a igualdade de oportunidades e a remuneração da população negra nas relações de trabalho; a realização imediata de um censo entre os trabalhadores que prestam serviços à empresa, com recorte de raça/cor e gênero.
Também sugere que a Globo faça um levantamento da quantidade de artistas negros que aparecem em produtos produzidos pela empresa, bem como o de jornalistas e comentaristas; realizar promoções de ações de conscientização sobre o racismo; abster-se de reproduzir situações de representações negativas ou estereótipos da pessoa negra que sustentam as ações de negação simbólica e as diversas formas de violência.
Em relação a novela "Segundo Sol", o MPT recomendou a realização de adequações necessárias no roteiro e produção a fim de assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira.
Outro lado.
A Notificação Recomendatória, cita nota emitida na quinta-feira (3), pela Globo que afirma que "manifestações críticas que vimos até agora estão baseadas sobretudo na divulgação da primeira fase da novela, que se concentra na trama que vai desencadear as demais", "estamos atentos, ouvindo e acompanhando esses comentários, seguros de que ainda temos muita história pela frente". Por fim, "temos uma representatividade menor do que gostaríamos e vamos trabalhar para evoluir com essa questão".
A novela tem em seu elenco Giovanna Antonelli, Adriana Esteves e Deborah Secco..