Há 17 anos, o ENA (Espaço Nossa Âncora), em São José dos Campos, realiza trabalho voluntário dando apoio emocional, social e jurídico gratuito para pessoas que perderam seus familiares e amigos. Durante este período, a entidade já atendeu cerca de 2 mil enlutados.
Somente esse ano, 120 pessoas já foram atendidas pelo serviço, que é realizado por 12 voluntários, entre especialistas da área da saúde, assistentes sociais e professores.
"Dentre os caminhos que já trilhei, encontrei o ENA, que me auxiliou primeiramente como pessoa, em alguns lutos consistentes e outros que jamais imaginava, superei obstáculos em cada elaboração dos temas, possibilitando que eu me tornasse um ser humano mais consciente dos meus atos", afirmou Mislene Gourlart, participante do projeto.
O atendimento permite que o enlutado participe de 13 encontros semanais, realizados toda quarta-feira. Cada sessão tem discussão de até 2 horas. No final do encontro, é aplicado um questionário de avaliação.
O projeto surgiu em 2000, quando um grupo de profissionais com formação em serviço social locou uma sala para atendimento terapêutico.
"Notamos uma necessidade de encaminhar os enlutados para algum lugar que os acolhesse e então decidimos criar um, já que a região não possuía. Hoje somos a única entidade da região a oferecer estes serviços.
Buscamos melhorar tanto a parte emocional quanto a física de cada pessoa que faz parte deste projeto", afirma Neuseli Nogueira, assistente social e co-fundadora do ENA. A entidade se mantém apenas com doações e trabalhos voluntários.
Finados.
As três principais cidades da RMVale se preparam para receber um grande número de visitantes em seus cemitérios. Jacareí e Taubaté aguardam, cada uma, 20 mil pessoas nesta quinta-feira (02). São José dos Campos espera aproximadamente 50 mil visitantes..
Comentários
1 Comentários
-
Jacinta Margareth Ferreira 13/11/2022Estou passando pelo luto do meu esposo