
Depois de um extenso processo de seleção, a Prefeitura de Jacareí definiu as entidades que vão assumir a gestão do SIM (Sistema Integrado de Medicina) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Parque Meia-Lua. As organizações vão assinar contratos milionários para ampliar a oferta de cirurgias e consultas com especialistas na cidade.
A SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) vai ficar responsável pelo atendimento do SIM. A entidade, que também administra o Hospital Municipal de São José dos Campos, vai receber R$ 13,6 milhões para operar diversos serviços, entre eles ao menos 200 pequenas cirurgias por mês e aumentar de 12 mil para 18 mil as consultas com especialistas.
Já a UPA do Meia-Lua terá a entidade Caminho de Damasco como gestora. A organização, que já atua no município dentro da UPA Infantil, assumiu a responsabilidade de realizar 4.100 atendimentos adultos e 650 atendimentos infantis por mês, além de instalar um laboratório de análises clínicas na unidade, entre outros serviços. O contrato é de R$ 6,6 milhões.
As duas novas gestoras devem assumir as unidades em outubro. "Isso nos levará a melhorar o atendimento, ampliar o número de consultas e ter melhor integração dos serviços", avaliou Rosana Gravena, secretária de Saúde.
O processo para repassar à iniciativa privada a gestão da UPA e do SIM começou em maio. A proposta do prefeito Izaias Santana (PSDB) é reforçar o quadro de médicos na rede pública. O tucano considera que não tem condições de competir em termos de remuneração com o setor privado..