cinema

Comportamento: A importância de saber demonstrar o seu amor

Por Marcos Eduardo Carvalho@marcosovale78 |
| Tempo de leitura: 2 min

Pequenas atitudes, como um 'eu te amo', um abraço, podem fazer a diferença no dia a dia de um relacionamento amoroso. É uma forma de aprender a demonstrar afeto.

Para especialistas, a demonstração de afeto é muito relativa e depende de como cada pessoa percebe e sente que é amado e reconhecido pelo outro ao longo do tempo.

"Demonstrar afeto no dia a dia é muito importante, fortalece os vínculos. O que você precisa é entender o funcionamento do outro (linguagem do amor) e adotar atitudes que possam ser percebidas pelo outro como amor. E expressar para o outro a sua própria linguagem", disse Denise Camargo, psicóloga, coach de relacionamento e orientadora vocacional em São José.

Segundo ela, a necessidade de afeto começa na infância.

"E, infelizmente, se uma pessoa não foi amada, acolhida e ensinada a demonstrar amor pelo outro pode nem entender suas emoções, não saber como expressar os próprios sentimentos, ou negar eles. E muito menos perceber essa necessidade no outro", disse.

Denise também ressalta que é possível que um casal mais 'frio' se torne mais afetivo com o tempo. "É possível, é preciso autoconhecimento, entender os mecanismos de defesa que estão atuando em ambos e refletindo nessa relação, qual a linguagem de amor sua e a do outro e desenvolver um diálogo franco, aberto e assertivo", disse a psicóloga.

Ela explica ainda que, embora existam certos paradigmas até certo ponto comuns entre as pessoas, como expressar verbalmente afeto, abraçar, elogiar, as pessoas são diferentes e por isso possuem percepções divergentes da expressão de afeto.

"Isso pode ser bastante confuso para quem expressa amor, pois tem várias atitudes para demonstrar carinho, mas o outro não se sente amado e, consequentemente, se decepciona e não demonstra amor por você também", explicou.

IMPORTÂNCIA.

A também psicóloga Rosana Pena, de São José, considera de fundamental importância as demonstrações de afeto no dia a dia, o que causa uma aproximação maior e melhora a intimidade do casal.

"É extremamente importante, pois assim os parceiros ficam cada vez mais próximos e íntimos. Todo ser humano precisa se sentir visto, percebido, reconhecido. E a expressão de afeto possibilita isso. Se o afeto não é declarado o outro não tem como saber que existe".

Segundo ela, há algumas possibilidades para explicar o porquê de algumas pessoas não demonstrarem tanto sentimento. "Vai depender da história de vida de cada um. Histórico familiar em que não recebeu afeto; ninguém dá o que não tem. Traumas vivenciados, como por exemplo: maus tratos, violência", explicou a psicóloga.

Rosana Pena também ressalta que o ser humano tem uma imensa capacidade de transformação e adaptação, o que pode fazer com que as pessoas se tornem mais afetivas com o tempo. "Mas, isto exige autoconhecimento, desejo de mudar e disposição para isto. Pode requerer ajuda terapêutica", explicou a especialista..

Comentários

Comentários