Viver

Bolinho de Chuva: herança culinária da vovó

Por |
| Tempo de leitura: 3 min
Bolinho de Chuva
Bolinho de Chuva

Uma declaração de amor com uma fórmula antiga da culinária caseira feita com açúcar, ovos, farinha e leite. É carinhosamente um bolinho muito fofinho. E, embora seu nome o restrinja aos dias de chuva, todo mundo sabe que a guloseima tem passe livre para ser apreciada em qualquer tempo, independentemente das condições meteorológicas.

Falou em bolinho de chuva quase já dá pra sentir o cheirinho e o barulho da massa no óleo, né? Os bolinhos de chuva surgiram das mãos das escravas, mas ficou ainda mais conhecido no Brasil graças à Tia Nastácia, personagem do Sítio do Picapau Amarelo que para alegrar Pedrinho, Narizinho e a boneca de pano Emília, fazia diversos bolinhos de chuva.

A receita do bolinho de chuva veio de Portugal e se popularizou no Brasil somente no século 19. Antes dessa época, o trigo era uma iguaria cara chamada de “farinha do reino”, então muitas receitas faziam a substituição por farinha de mandioca ou cará.

A composição e textura era muito semelhante ao sonho, outro doce português, a única diferença é que os sonhos portugueses tinham recheio de Crème Patissière (creme de confeiteiro), particularmente pra mim é uma outra herança da época de infância. No início, era chamado de bolinho das negras, porque era preparado pelas escravas, as sinhás, como eram chamadas as senhoras, adoraram e começaram com o costume de servi-los aos chás da tarde.

Diz a lenda que o nome viralizou porque as crianças precisavam sair dos quintais e outros ambientes abertos para se proteger das tardes chuvosas e os bolinhos era o que as colocavam dentro de casa e as mantinham devidamente ocupadas.

O folclorista Luís da Câmara Cascudo chegou a fazer menção a essa herança culinária em sua obra com nome “História da Alimentação no Brasil”.

Certamente, o bolinho de chuva é uma receita tradicional nas folhas dos cadernos de receitas antigos de sua mãe, tias ou avós.

Agora chega de teoria, que tal separar o açúcar ou a canela e começar a preparar a massa para os bolinhos?

Não tem a receita ainda? É só abrir aqui no QR Code e se transportar para os tempos de infância.

2 ovos

2 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento

3 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de canela

Coloque em uma tigela ovos, açúcar, leite, farinha de trigo e fermento, vá mexendo até ficar uma mistura homogênea.

Em uma panela média e esquente o óleo

Com uma colher vai colocando a massa em forma de bolinhas no óleo quente.

Quando ele estiver dourado é o ponto para tirar da panela

passe o bolinho em um papel toalha para secar e passe no açúcar e canela e depois é só servir !

DICAS PARA UM

BOLINHO PERFEITO!

Como deixar o Bolinho de Chuva bem sequinho?

O ideal é não usar muito óleo. Uma panela média com 2-3 dedos de óleo já é suficiente para fritar, do contrário o Bolinho ficará “encharcado”. Frite em óleo na temperatura indicada (180º a 190º). Você pode colocar 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) na massa para ajudar a deixar o Bolinho de Chuva mais sequinho. Sempre depois de fritar, escorra bem o óleo com uma escumadeira e imediatamente coloque o bolinho sobre papel toalha para secar.

Pode fazer Bolinho de Chuva com água?

Sim. Ao invés de usar leite, você pode trocar pela mesma quantidade de água. Isso altera um pouco o sabor apenas. Se preferir, faça com leite em pó diluído também na mesma medida e seguindo as orientações da embalagem.

Comentários

Comentários