Viver

Eu traí a minha parceira. Devo contar a verdade?

Por Marcos Eduardo Carvalho |
| Tempo de leitura: 2 min
Simone Januário
Simone Januário

Eu traí a minha esposa.

E agora? Contar ou não? Estou arrependido. E se ela não me perdoar? Uma situação que acontece com muitos casais.

Para especialistas em comportamento, a traição é uma "quebra de contrato".

"Expõem à parceria a dor, risco como a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, no caso do sexo inseguro e por aí vai", diz a psicóloga Simone Januário, de São José dos Campos, especialista em sexualidade pela medicina da USP. De acordo com a especialista, na vida, em sexualidade, não há regras rígidas.

"É interessante pensar o que se quer comunicar quando uma traição é comunicada. Não seria justamente a chance do relacionamento desgastado, disfuncional chegar ao fim? O medo de perder a parceria remete a essa outra questão, o medo é de perder o que? Contar pode tanto ser libertador porque dará a chance do casal rever seu contrato, quanto, uma forma de machucar o parceiro", diz Simone.

Segundo ela, a capacidade de perdoar é muito subjetiva e não há uma regra específica sobre isso. "Perdoar uma traição não significa que a pessoa traída vai esquecer ou se comportar com confiança máxima. Há sempre dor, retraimento e desconfiança", afirmou.

Segundo a psicóloga e sexóloga Cris Borges, de São José, deve-se começar do princípio que a gente não deve trair. "Qualquer quebra de combinado mexe com a relação de uma forma a estruturar um dos pilares fundamentais de qualquer relação que é a confiança".

Para ela, se a pessoa tomou consciência e se arrependeu, é um facilitador para que a relação tenha sucesso novamente. "A verdade é libertadora", disse. Na avaliação de Cris, é possível perdoar de verdade, conquanto que seja entendido o porquê da traição.

PERÍODO.

É possível uma pessoa que nunca traiu passar a trair depois da meia idade? Para Simone Januário, sim. "Não há data limite, ou condição especial para a traição. Talvez, a traição seja um sintoma de que algo não vai bem com a relação ou com o traidor", disse.

Para Cris, a traição é sempre possível, em qualquer idade. Segundo ela, são vários motivos, que podem levar à traição. "O marido quando a mulher está gravida ou teve filho e ele não se sente prioridade naquele pacote, algumas mulheres próximas aos 40 anos que têm desejo sexual porque não viveram na adolescência ou na faculdade, casaram com o primeiro namorado, e querem descobrir uma nova fonte de prazer", afirma Cris..

Comentários

Comentários