cinema

Comportamento: Geração Z vs Millenium: Você é cringe ou não é?

Por Marcos Eduardo Carvalho@marcosovale78 |
| Tempo de leitura: 2 min

A gíria 'cringe' é a onda do momento entre os mais jovens nas redes sociais. Na prática, é um termo que fala sobre vergonha alheia e até intolerância com os gostos de pessoas de outras gerações.

Pode ser, por exemplo, sobre um tipo de roupa que a pessoa usa, que está fora de moda, sobre algum programa de televisão mais antigo ou até mesmo sobre um estilo musical dos anos 80 e 90, por exemplo.

Tudo começou com uma postagem de uma estudante de psicologia, Carol Rocha, pedindo para a 'geração Z', nascida entre o final dos anos 90 e 2010, dizer quais seriam um 'micos' dos 'millenials', nascidos entre 1980 até 1996.

Para o psicólogo Rafael Ribeiro, de São José dos Campos, a juventude é uma fase cheia de descobertas e frustações, onde se vive um período intenso e de desenvolvimento.

"O adolescente e até mesmo o jovem adulto, veem nas coisas e situações anteriores as suas como algo estranho, mas lhe falta aquela maturidade e empatia que vem com a idade, em compreender o diferente".

Porém, ele lembra que não se pode generalizar e que muitos jovens são conscientes e com maturidade além do comum.

"O lado evidentemente positivo é a discussão sadia e gostosa, com brincadeiras e a criação de um ambiente facilitador e respeitoso. No Cringe por exemplo, eu vi muitos memes e piadas super divertidas".

A também psicóloga Thaís Ribeiro Santos, de São José, entende que, além dos jovens não aceitarem muito as coisas de tempos passados, também pode acontecer o inverso.

"São gerações diferentes que, por sua vez, possuem características próprias da época, de todo um contexto socioeconômico-cultural, além da particularidade de cada um", disse.

Segundo ela, a gíria vem para acentuar as diferenças existentes entre as gerações, para revelar novas formas de ver o mundo e mostrar que os mais antigos precisam se adequar ao momento atual.

"Mas, além disso, para estabelecer uma disputa, porém, trata-se apenas de uma moda. E como no mundo das redes sociais tudo é muito instantâneo, assim como o assunto proliferou com tamanha rapidez, é esperado que tão logo suma".

Segundo a especialista, alguns autores apontam que essa nova geração se refere a jovens com características mais imediatistas. "São pessoas conectadas, informadas e dependentes de todo o tipo de tecnologia, além de possuírem laços momentâneos e descartáveis. Contudo, são mais abertos à diversidade", disse..

Comentários

Comentários