Essa semana uma discussão foi levantada em rede nacional sobre um prato típico brasileiro e, particularmente, bem presente em minha família. Estou falando do famoso cuscuz da Juliette, participante do programa Big Brother Brasil.
Para contextualizar quem não assiste o reality, ocorreu um desentendimento a partir do momento em que o cantor Fiuk preparava uma farofa com o flocão de milho. Na preparação da receita, os nordestinos Juliette e Gil davam as coordenadas para o preparo correto e o cantor se irritou ao afirmar que o cuscuz que ele conhecia era branco (popular no Sudeste) e não aquele amarelo.
Discussões à parte sobre a estrutura fenotípica do ingrediente, eu, como filho de nordestina, me senti super representado ao ver este prato protagonizando o horário nobre da televisão brasileira. Como a própria Juliette comentou na edição: "minha gente, vocês não sabem quantas pessoas vivem só de cuscuz. O cuscuz é um real e pouco, é só o que muita gente tem", afirmou.
O cuscuz é um alimento rico em carboidratos e uma das melhores fontes de energia. Sua origem vem da África e o costume de comer foi trazido pelos escravos. Tem um médio índice glicêmico, é rico em fibras, proteínas, cálcio e magnésio e pode ser um aliado à uma dieta saudável e equilibrada.
Tive a oportunidade de experimentar receitas de grandes Chefs em minha trajetória, mas as mãos mais caprichosas e amorosas sempre estiveram dentro de casa e elas pertencem à minha mãe, minha inspiração.
Portanto, hoje a famosa receita do cuscuz do BBB vem dela que é expert no assunto.
Cuscuz com carne seca
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de flocão de milho;
1 xícara (chá) de água;
200g de carne-seca Paineira dessalgada, cozida e desfiada;
1/2 pimentão vermelho e amarelo picados;
sal e ervas a gosto;
3 ovos cozidos picados;
queijo minas picado a gosto;
azeitonas pretas picadas;
1 cebola roxa pequena picada;
azeite de oliva extra virgem a gosto;
tomates grape picados a gosto;
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque o flocão, tempere com sal e em seguida acrescente a água. Deixe hidratar por 20 minutos. Acrescente os outros ingredientes e misture bem.
Unte 6 ramekins de 210 ml com azeite e coloque uma rodela de ovo, em seguida acrescente a mistura do flocão temperado, leve ao micro-ondas por 2 minutos. Sirva em seguida com uma saladinha de sua preferência. Rendimento, 6 porções.
Cuscuz de milho TRADICIONAL
Rendimento: Serve de 2 a 3 pessoas, considere de 50 g a 75 g de farinha de milho flocada por pessoa
Ingredients
150 g farinha de milho flocada ou flocos de milho pré-cozidos (flocão) (1 xícara)
120 g de água filtrada em temperatura ambiente (120 ml | 1/2 xícara)
2 g de sal (1/2 colher de chá)
Instructions
Prepare os ingredientes (mise en place):
separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
Hidrate a farinha de milho: Em uma tigela média, adicione a farinha de milho e o sal. Em seguida, adicione a água aos poucos, mexendo com uma colher até que toda a farinha esteja úmida. Deixe hidratar por 15 minutos.
Este processo aglomerará a farinha de milho, por isso solte-a com o auxílio de um garfo.
Prepare a panela a vapor: Adicione água na parte inferior da cuscuzeira ou na panela para cozimento a vapor. Leve ao fogo médio até que a água esteja fervendo.
A quantidade de água varia bastante de acordo com a panela utilizada, mas a água não deve encostar no cesto ou grade, na qual estará o cuscuz.
Coloque a farinha no cesto de cozimento: transfira a farinha para o cesto de cozimento ou para um coador comum, que encaixe na panela com água quente. Molde sem apertar, pois queremos que o ar circule entre os grãos de farinha
Cozinhe a farinha: Coloque o cesto de cozimento a vapor ou o coador sobre a panela com água fervendo, tampe e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos.
No caso da peneira, a tampa ficará um pouco aberta. Não se preocupe, o cuscuz ficará cozido da mesma forma
Molde: Solte o cuscuz com um garfo e, se preferir, molde com uma tigela pequena
Sirva: Sirva o cuscuz morno com manteiga, queijo coalho, carne seca, requeijão, ovos, etc