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Pedindo tarifa a R$ 5,13, JTU faz críticas à prefeitura de Jacareí

Por Hernane Lélis@hernanelelis |
| Tempo de leitura: 2 min
Saída. Concessionária aponta que reajustes aplicados estão abaixo do necessário para operação do sistema
Saída. Concessionária aponta que reajustes aplicados estão abaixo do necessário para operação do sistema

O pedido de aumento de 25% na tarifa de ônibus urbano em Jacareí, que pode fazer a passagem saltar dos atuais R$ 4,10 para R$ 5,13, veio acompanhado de uma série de críticas ao poder público municipal quanto ao planejamento das ações no transporte coletivo e investimentos no setor viário. A JTU, empresa que opera o serviço na cidade, considera que diversos encargos estão sendo exigidos sem a devida correção tarifária.

A concessionária lista como exemplo a ampliação do beneficio de isenção da passagem de ônibus, criação da obrigação de implantação do sistema de identificação facial dos usuários e implantação de novos itinerários. De acordo com a JTU, somente com a recente alteração em 17 linhas para atendimento a UPA Dr. Thelmo, no centro, haverá um acréscimo de 151 mil quilômetros por ano.

A empresa afirma que os cálculos de reajuste não levaram em consideração este caso "que onerará ainda mais os serviços sem a contrapartida devida", explica a concessionária no pedido de reajuste. A JTU questiona ainda a ausência de investimentos da prefeitura e sugere algumas intervenções dando prioridade de circulação para o transporte coletivo em detrimento ao individual motorizado.

"Não há investimentos suficientes da administração pública em infraestrutura viária, inclusive, implantação de terminal municipal de integração para racionalização da distribuição espacial de linhas e da oferta", diz a empresa no documento. Outro informação citada é referente à evasão de tarifa "com preponderância na linha 3 Parque Meia Lua, sentido centro, a partir das 21h, clamando providências das autoridades".

De acordo com as informações da concessionária, dos cerca de 14 milhões de passageiros transportados no ano passado, pouco mais de 2,6 milhões tinham o benefício da gratuidade. Em 2014, eram 15 milhões de usuários para 500 mil de viagens com gratuidade. "O número de usuários pagantes nos ônibus da cidade caiu drasticamente"..

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