Nossa Região

Museu de Caçapava reúne objetos raros da Segunda Guerra

Por Danilo Alvim |
| Tempo de leitura: 1 min
Guerra. Museu abriga uma das cinco bandeiras nazista do mundo capturadas em combate
Guerra. Museu abriga uma das cinco bandeiras nazista do mundo capturadas em combate

Um dos maiores acervos históricos referentes a campanha da Força Expedicionária Brasileira nos campos de batalha da Itália durante a 2° Guerra Mundial, o museu do 6° Bil (Batalhão de Infantaria Leve), em Caçapava foi cuidadosamente organizado e modernizado pelo Exército.

Com um investimento inicial de R$ 50 mil, os militares transformaram o museu no Espaço Cultural do Batalhão. Dividido em cinco salas, o local possui mais de 600 registros da Segunda Guerra Mundial recuperados pelo Exército ou doados por ex-combatentes brasileiros e seus familiares.

A lista de itens expostos inclui capacetes, uniformes, armamentos, uniformes e artigos de jornais da época. Ao entrar no espaço, o visitante se depara com uma sala de introdução das forças aliadas e do eixo na Segunda Guerra.

Em outra ala, onde ficam os armamentos, foi mantida a estrutura original com apenas retoques na descrição dos objetos. A terceira sala é destinada à força do eixo, com a exposição de objetos capturados por pracinhas, como uma bandeira nazista original, da qual existem cinco no mundo, uma mina terrestre caseira, capacetes e fardas utilizadas no combate. Dedicada às ações da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Guerra, a quarta sala mostra alguns materiais dos pracinhas utilizados em combate. Já na última sala estão expostos planejamentos de manobras realizados no combate. "Antes recebíamos por volta de 500 estudantes por ano. Hoje são cerca de 500 em um mês", destaca o oficial de comunicação do 6º Bil tenente Gustavo Cavallini.

Comentários

Comentários