Os motoristas dos aplicativos Uber e 99 estão tendo que implantar adesivos de identificação nos carros em São José dos Campos. A medida faz parte do decreto que regulamenta a utilização do serviço no município, publicado em maio de 2017. Alguns motoristas, contudo, estão com receio de utilizarem o adesivo.
Para Moacir Santos, que é motorista da plataforma em São José, o adesivo pode causar danos e prejuízos aos demais motoristas."O usuário do aplicativo identifica o carro pela placa e pela foto do carro. Não é o adesivo que vai me identificar. O motorista corre o risco, porque se, por exemplo, ele estacionar o carro com identificação em algum lugar, alguém mal intencionado pode quebrar retrovisor, chutar a porta do carro", disse.
O decreto estabeleceu um novo acordo sobre a regulamentação do aplicativo no município. No novo documento, a prefeitura determinou que os veículos deverão possuir cartão, placa de identificação ou adesivo em local visível. Para o motorista Emerson C., há temor de que a medida prejudica a segurança. "Esse é um dos motivos pelos quais eu ainda não fui buscar o adesivo. Eu, particularmente, não tenho interesse nenhum em sair pela rua com a bandeira levantada. [...] Como São José tem muita área de risco, e a gente, querendo ou não, sempre está passando por elas com passageiros, levando e buscando, não tenho interesse que as pessoas saibam de longe que eu trabalho com Uber", disse.
O adesivo é fornecido pelo Uber, no tamanho 15x15cm. A empresa estabeleceu que o motorista deve fixar o adesivo no vidro frontal, do lado do banco do passageiro. O decreto em vigor, porém, não estabelece onde o adesivo deva estar, apenas que ele deve ser visível pelo usuário. Com isso, a empresa forneceu aos motoristas adesivos removíveis, que podem ser colocados e retirados durante a corrida.
OUTRO LADO.
A Secretaria de Mobilidade Urbana reforçou, em nota, que os procedimentos foram definidos por meio de portaria, no ano passado. "A identificação no carro dos motoristas credenciados já estava prevista no decreto que regulamentou a atividade no município em maio de 2017. Em agosto do mesmo ano, os procedimentos, bem como o formato desse dístico foram definidos por meio de portaria. Atualmente, as empresas que operam o serviço em São José estão distribuindo os respectivos modelos de identificação aos motoristas credenciados"..