No início desta semana, a Secretaria de Turismo de Caraguatatuba assumiu a gestão das Feiras de Artesanato no município, dentre elas a Praça Diógenes Ribeiro de Limar (Centro) e a Praça Antonio Fachini (Martim de Sá). Até então, a gestão era de responsabilidade da Fundacc (Fundação de Arte e Cultura de Caraguatatuba).
Segundo Maria Fernanda Galter Reis, secretária de Turismo, a Femaac (Feira Municipal de Artes e Artesanatos de Caraguatatuba) continuará na administração dos quiosques, mas precisam estar atentos à legislação vigente.
"Vamos fazer um novo regimento, definindo direitos e deveres dos artesãos contemplados com os quiosques construídos pela Prefeitura, ao qual tem direito de concessão, desde que todos os documentos estejam em ordem. Haverá exigência do cumprimento de horários para que atenda bem o munícipe e o turista", disse a secretária.
No Centro, a Praça Diógenes Ribeiro de Lima, também conhecida entre os munícipes como Praça do Hippie, tem 90 quiosques construídos, dos quais cerca de 70 estão ocupados. Para o preenchimento das vagas, uma Comissão Avaliadora julgará os candidatos por qualidade estética, originalidade, finalização, desenvoltura no manuseio de ferramentas de trabalho, respeito à natureza, entre outros critérios.
No dia 28 de setembro, das 8h às 12h, as vagâncias na categoria Costura e Crochê serão avaliadas. No dia 29, mesmo horário, a avaliação será para a categoria Madeira, Joalheria e Modelagem. Por fim, as categorias técnicas não agrupadas serão avaliadas no dia 30, também no mesmo horário. Todos os encontros serão realizados no Espaço Paulo Mott, localizado na própria praça.
Quanto à praça Antonio Fachini, na Martim, a expectativa é que os quiosques sejam entregues aos artesãos até meados de outubro. "São 12 quiosques, já prontos e só aguardamos a entrega da documentação por parte deles", finalizou Maria Fernanda.